14.1 C
Rio Grande do Sul
domingo, abril 28, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Pacote de fim de ano: Famurs faz aceno favorável ao aumento de...

Pacote de fim de ano: Famurs faz aceno favorável ao aumento de ICMS no RS

Prefeitos estiveram reunidos nesta segunda-feira com o governador Eduardo Leite, que detalhou as previsões de arrecadação do Estado     |     Felipe Nabinger

Em reunião no auditório da Famurs, no final da tarde desta segunda-feira, o governador Eduardo Leite (PSDB) abordou com 63 prefeitos, além de vices e secretários municipais, o projeto que amplia a alíquota modal do ICMS para 19,5%. A proposta, que vem enfrentando críticas de associações comerciais e industriais, deve ser votada na Assembleia no próximo dia 19.

Após o encontro, o presidente da Famurs e prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, afirmou que uma posição oficial da entidade sobre o aumento será divulgada até o final da semana. Por representar 497 municípios, por meio das 28 associações regionais, será necessária uma reunião com esses representantes.

No entanto, um primeiro indicativo, pela fala dos prefeitos presentes, é de apoio ao projeto. “Os prefeitos têm um entendimento e na prática estão vendo a arrecadação diminuir. Claro que preocupa o setor empresarial, mas precisamos recompor, pensando na questão futura da reforma tributária. Não é uma decisão fácil. Por princípio a gente é contra aumento de impostos, mas entendemos que para manter qualidade dos serviços é necessário”, afirmou Orsi.

“Não vou deixar o Estado quebrar”, diz Leite

Em um tom enfático, o governador fez uma apresentação, em sua maior parte exclusiva aos prefeitos, sendo aberta para o acesso da imprensa no trecho final. “Quando a gente fala de alternativas que podem vir do governador por decreto, se essa aqui não é boa, as outras são piores”, disse. Em seguida, falou sobre revisão e possíveis cortes de incentivos fiscais.

Dizendo não ser uma decisão do governador, mas do Estado, o chefe do Executivo afirmou que a alíquota modal não é determinante para impactar o investimento e instalação de empresas no RS. Citou o caso do Paraná, onde “não ouviu dizer” que houve êxodo de investimento, apesar da possibilidade de reajuste da alíquota.

Aos prefeitos, disse que a ampliação da arrecadação com o aumento de ICMS voltará à população. Como exemplo, citou “uma nova pancada” na redução de indicadores de criminalidade na área da segurança pública, ampliação de ensino em tempo integral, com criação de gratificação a professores para dedicação exclusiva à rede pública, e aprimoramento no programa Assistir, no atendimento à saude.

Ao detalhar a situação financeira do Estado, Leite foi enfático: “Não estou brincando, não vou deixar o Estado quebrar”. Completou ainda dizendo ser um “pequeno sacrifício” pela garantia de participação maior por 50 anos na divisão da arrecadação do IBS. O governador esteve acompanhado de diversos secretários, como o chefe da Casa Civil, Artur Lemos, a secretária da Educação, Raquel Teixeira, de Logística e Transportes, Juvir Costella, da Cultura, Beatriz Araújo, de Sistemas Penal e Socioeducativo, Luiz Henrique Viana, Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Carlos Rafael Mallmann, Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, Trabalho, Gilmar Sossella, Agricultura, Giovani Feltes, Casa Militar, Luciano Boeira, além de adjuntos de outras pastas, da deputada estadual e presidente em exercício da ALRS, Delegada Nadine, e do deputado federal Luiz Carlos Busato.


Conheça nosso canal no Youtube
Faça parte da nossa Fã-page no Facebook
Curta nosso Instagram
FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM CLIQUE AQUI


VOCÊ É 100280980ª PESSOA QUE VISITOU O GAUDÉRIO NEWS.
MUITO OBRIGADO.
VOLTE SEMPRE QUE QUISER SE MANTER BEM INFORMADO.
Gaudério News – Integrante da UPOR, União dos Portais On Line Regional e do Grupo de Portais de Notícias Independentes do RS

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br