17.8 C
Rio Grande do Sul
terça-feira, setembro 17, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Pedidos de impeachment contra Alexandre de Moraes chegam a 24, o maior...

Pedidos de impeachment contra Alexandre de Moraes chegam a 24, o maior número entre ministros do STF

Levantamento revela que 40% das solicitações protocoladas contra o Supremo são direcionadas a Moraes, seguido por Luís Roberto Barroso. Juntos, eles somam quase 70% dos pedidos.

O número de pedidos de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), chegou a 24, de acordo com dados divulgados após a apresentação de uma nova solicitação no dia 9 de setembro por deputados federais. Esse número faz de Moraes o ministro com a maior quantidade de pedidos de destituição entre todos os membros da Suprema Corte.

Segundo levantamento realizado pelo site Poder360, já foram protocolados 60 pedidos de impeachment contra ministros do STF, sendo 40% deles direcionados a Moraes. Logo após ele, o ministro Luís Roberto Barroso, atual presidente do STF, aparece com 17 solicitações. Juntos, Moraes e Barroso são responsáveis por quase 70% dos pedidos de impeachment recebidos pela Corte.

Além deles, outros ministros também foram alvo de solicitações: Gilmar Mendes (6), Cármen Lúcia (4), Dias Toffoli (3), Edson Fachin (2), Luiz Fux (2), Flávio Dino (1) e Nunes Marques (1). Dos atuais ministros do STF, apenas André Mendonça e Cristiano Zanin ainda não receberam pedidos de impeachment.

Sobre o pedido mais recente

O pedido mais recente de impeachment contra Alexandre de Moraes foi apresentado pelos deputados federais Marcel van Hattem (Novo-RS), Bia Kicis (PL-DF) e Caroline de Toni (PL-SC), juntamente com os juristas Sebastião Coelho e Rodrigo Marinho. Coelho, ex-desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), é um dos autores do documento de 52 páginas.

A solicitação já conta com a adesão de 152 deputados e pelo menos 36 senadores. Para que o processo seja aberto, é necessário o apoio da maioria simples do Senado, faltando ainda cinco votos para atingir esse número. No entanto, para a cassação de Moraes, seria necessário o apoio de dois terços da Casa, o que representa 54 votos.

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br