19.1 C
Rio Grande do Sul
sexta-feira, abril 26, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Pequenos negócios respondem por 71% dos empregos criados até setembro no Brasil

Pequenos negócios respondem por 71% dos empregos criados até setembro no Brasil

Os meses de agosto e setembro foram os que apresentaram saldo mais positivo      |    Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil    |       Com informações -  O Sul 

Entre janeiro e setembro de 2023, um total de 1,5 milhão de novos empregos formais foi gerado no Brasil. Desses, micro e pequenas empresas responderam por 1,1 milhão (ou 71%) das novas contratações. Os meses de agosto e setembro se destacaram, com 219.330 e 211.764 novos empregos formais, respectivamente.

Os dados são provenientes de um relatório divulgado pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) com base nos números ajustados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

Segundo o Sebrae, em setembro, das mais de 211 mil vagas geradas, 69,5% delas (147.173) foram em micro e pequenas empresas. Já em agosto, dos aproximadamente 219 mil novos empregos com carteira assinada, 73,17% (160.899) foram gerados por pequenos negócios.

Empresas de médio e grande porte contribuíram com 307,9 mil novas vagas no acumulado do ano, o que corresponde a 19,2% do total de aproximadamente 1,5 milhão de empregos gerados de janeiro a setembro de 2023.

Décio Lima, presidente do Sebrae, destaca que esses números refletem a retomada da prosperidade do país e contribuem para tornar o Brasil um lugar com mais oportunidades de emprego, permitindo que a população aumente seu consumo e renda. Ele enfatiza que o empreendedorismo desempenha um papel importante na inclusão social e no fortalecimento da economia nacional.

Os setores que mais contribuíram para a criação de empregos em setembro foram serviços (68,4 mil vagas), seguidos pelo comércio (37,3 mil) e construção (19,8 mil). No acumulado de 2023, micro e pequenas empresas lideram na criação de vagas nos setores de serviços (590,6 mil), construção (218 mil) e comércio (162 mil).

Para as empresas de médio e grande porte, os setores de serviços (26,5 mil), indústria da transformação (24,4 mil) e comércio (6 mil) se destacaram em setembro. No acumulado do ano, serviços (177,6 mil), indústria da transformação (90 mil) e construção (26 mil) lideraram na criação de empregos.

Além disso, o relatório identificou que as atividades que mais geraram empregos em setembro para micro e pequenas empresas foram restaurantes e estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas (11 mil empregos) e construção de edifícios (6,6 mil empregos). Já entre as empresas de médio e grande porte, as atividades mais destacadas foram fabricação de açúcar em bruto (16,7 mil empregos), locação de mão de obra temporária (5,3 mil) e limpeza em prédios e domicílios (2,9 mil).


Conheça nosso canal no Youtube
Faça parte da nossa Fã-page no Facebook
Curta nosso Instagram
FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM CLIQUE AQUI


VOCÊ É 100279860ª PESSOA QUE VISITOU O GAUDÉRIO NEWS.
MUITO OBRIGADO.
VOLTE SEMPRE QUE QUISER SE MANTER BEM INFORMADO.
Gaudério News – Integrante da UPOR, União dos Portais On Line Regional e do Grupo de Portais de Notícias Independentes do RS

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br