12.1 C
Rio Grande do Sul
quinta-feira, maio 16, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Pesquisa revela: Mais de 60% dos brasileiros temem punição por expressar opiniões

Pesquisa revela: Mais de 60% dos brasileiros temem punição por expressar opiniões

Estudo do Instituto Paraná Pesquisas aponta preocupação generalizada com liberdade de expressão no país, especialmente entre evangélicos e faixa etária entre 35 e 44 anos.

Nesta terça-feira (7), o Instituto Paraná Pesquisas divulgou os resultados de uma pesquisa sobre liberdade de expressão no Brasil, revelando que mais de 60% dos brasileiros estão preocupados com possíveis punições ao expressarem suas opiniões, tanto verbalmente quanto por escrito. Precisamente, 61% das pessoas entrevistadas manifestaram esse receio.

Entre os participantes, apenas 32,4% sentem-se confiantes na possibilidade de expressar livremente suas opiniões, enquanto 6,6% não souberam ou optaram por não compartilhar suas opiniões.

Interessantemente, as mulheres são um grupo que expressa um pouco mais de preocupação, com 61,5% delas manifestando receio de punição por expressarem suas opiniões, em comparação com 60,5% dos homens.

Quanto à faixa etária, os dados revelam que o grupo mais temeroso é composto por pessoas entre 35 e 44 anos, representando 65,1% dessa faixa.

No que diz respeito à religião, a pesquisa aponta que 64,5% dos evangélicos se sentem mais limitados em sua liberdade de expressão, temendo punições por expressarem suas opiniões, enquanto entre os católicos esse percentual é de 61%. Por outro lado, aqueles que seguem outras crenças ou não possuem religião representam 54,8% dos entrevistados que relataram sentir-se intimidados.

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br