Polícia Civil e Brigada Militar realizam operação integrada e prendem 11 traficantes em São Luiz Gonzaga

Ação decorre do programa Vigia/Operação Hórus/Ministério da Justiça, que visa a combater crimes em área de fronteira. / Fonte: Assessoria de Comunicação da Polícia Civil

Agentes da Polícia Civil (DRACO de São Luiz Gonzaga) e da Brigada Militar, em operação integrada e realizada no âmbito do Programa Vigia/Operação Hórus/Ministério da Justiça, realizaram a prisão preventiva de 11 traficantes entre os dias 02 e 03 de fevereiro. Durante a ofensiva, também foram apreendidos veículos de uma organização criminosa que explorava o tráfico de drogas a partir da área de fronteira com a Argentina.

 

As investigações policiais, que vinham sendo realizadas desde outubro do ano de 2020, descortinaram a atuação de uma organização criminosa que traficava drogas a partir da área de fronteira com a Argentina. Um grupo da Polícia Civil (DRACO de São Luiz Gonzaga), dedicado ao Programa Vigia/Operação Hórus, conseguiu provas de que o grupo criminoso de traficantes era chefiado por dois presos. Um deles, preso em São Borja há alguns anos e recentemente transferido a um presídio federal, chefiava o tráfico de drogas na região de São Luiz Gonzaga a partir de um grupo que era diretamente chefiado por outro preso, este recolhido ao presídio estadual de São Luiz Gonzaga, de onde dava ordens para que comandados realizassem a distribuição de drogas e o tráfico de drogas na região.

 

Desde outubro, outros diversos traficantes acabaram sendo presos em flagrante delito, em poder de drogas que serviram para comprovar a materialidade. Durante o período das investigações, veículos e bens dos traficantes também foram apreendidos.

 

Programa Vigia – Operação Hórus: Dentro das prioridades de combate ao crime organizado, crimes violentos e corrupção, o Ministério da Justiça e Segurança Pública tem entre seus projetos estratégicos o Programa VIGIA. O objetivo é blindar o país da entrada de armas, drogas e produtos contrabandeados pelos cerca de 16 mil quilômetros de fronteira.

 

O trabalho de integração na fronteira conta com a atuação de agentes de segurança pública e instituições Estaduais e Federais que atuam na região. A Operação Hórus, na região de São Luiz Gonzaga/RS, conta com a ação integrada de diversos órgãos de segurança pública, dentre os quais a Polícia Civil (DRACO) e Brigada Militar (14º BPM).