9 C
Rio Grande do Sul
segunda-feira, maio 20, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Preços do diesel e do querosene de aviação podem aumentar com projeto...

Preços do diesel e do querosene de aviação podem aumentar com projeto de incentivo aos biocombustíveis

PL foi assinado na última semana pelo presidente Lula. (Foto: Ricardo Stuckert / PR)   |    Com informações -  O Sul

Os preços do diesel e do querosene de aviação podem enfrentar aumentos devido à implementação das medidas de incentivo aos biocombustíveis propostas pelo governo federal. O Projeto de Lei do Programa Combustível do Futuro, parte do Plano de Transformação Ecológica, busca trazer mudanças nos mercados de etanol, diesel e querosene de aviação.

De acordo com um ofício assinado pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e enviado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o projeto prevê um aumento de até 0,7% no preço do óleo diesel B (aquele vendido nos postos de combustíveis) para cada ponto percentual de mistura obrigatória com biodiesel.

O diesel verde e o combustível sustentável de aviação (SAF) são produzidos a partir de matérias-primas renováveis, como gorduras vegetais ou de origem animal, cana-de-açúcar e resíduos.

O projeto também visa regulamentar a captura e estocagem de carbono, um processo que envolve a coleta, compressão e transporte do dióxido de carbono para reservatórios geológicos subterrâneos, contribuindo para reduzir o efeito estufa.

Além disso, o texto propõe um marco regulatório para os combustíveis sintéticos, que resultam da reação eletroquímica entre hidrogênio e dióxido de carbono. A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) teria a responsabilidade de regular e fiscalizar a produção e distribuição desses combustíveis.

No que diz respeito ao querosene de aviação, o preço pode aumentar até 4% para cada ponto percentual de redução nas emissões. No entanto, o ministério argumenta que a estimativa atual leva em consideração a alta demanda e baixa oferta de combustível sustentável no mercado internacional, o que eleva o preço. Espera-se que, em 2027, o impacto seja menor devido ao aumento da produção desses combustíveis.

O governo pretende aumentar progressivamente a mistura de combustíveis sustentáveis, e o Programa Combustível do Futuro estabelece metas de redução de emissões de gases do efeito estufa para as companhias aéreas até 2037, começando com uma redução de 1% em 2027 e aumentando a cada ano até 10% em 2037.

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO WHATS APP CLIQUE AQUI
Conheça nosso canal no Youtube
Faça parte da nossa Fã-page no Facebook
Curta nosso Instagram
FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM CLIQUE AQUI


VOCÊ É 100313391ª PESSOA QUE VISITOU O GAUDÉRIO NEWS.
MUITO OBRIGADO.
VOLTE SEMPRE QUE QUISER SE MANTER BEM INFORMADO.
Gaudério News – Integrante da UPOR, União dos Portais On Line Regional e do Grupo de Portais de Notícias Independentes do RS

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br