20.1 C
Rio Grande do Sul
domingo, abril 28, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Prefeitura de São José do Inhacorá proporciona uma "Viagem Pedagógica às Missões"

Prefeitura de São José do Inhacorá proporciona uma “Viagem Pedagógica às Missões”

No dia 26 de novembro, os alunos do 5º ano da EMEF Rui Barbosa e EMEF Professor José Mário Müller, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, de São José do Inhacorá, embarcaram em uma enriquecedora viagem pedagógica e cultural às cidades de Santo Ângelo, São Miguel das Missões e Caibaté.
O objetivo da jornada foi aprofundar o conhecimento acerca da rica história e cultura missioneira.

Na cidade de Santo Ângelo, os estudantes visitaram o Museu Municipal José Olavo Machado, explorando exposições relacionadas ao período pré-guaranítico, à era das missões e à imigração que colonizou a região.

Na Praça Pinheiro Machado, próximo à Catedral Angelopolitana, puderam observar as janelas arqueológicas, remanescentes da antiga igreja da Missão de Santo Ângelo Custódio. A Catedral, erguida sobre os vestígios da igreja guarani, preserva a arquitetura original do barroco missioneiro.

No Museu Ferroviário Juvenil Menezes, os alunos imergiram na história dos transportes ferroviários regionais, explorando objetos utilizados durante a era do trem como principal meio de transporte. O Memorial Coluna Prestes também foi visitado, apresentando aspectos do movimento tenentista.

Em Caibaté, na localidade de Rincão dos Pintos, o grupo conheceu o Santuário do Caaró, antiga redução jesuítica fundada pelo padre Roque Gonzáles de Santa Cruz. A redução, marcando o início das missões guaraníticas na margem Leste do Rio Uruguai, foi palco de um breve relato sobre o padre Roque, considerado Santo pela Igreja Católica.

No Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo, os alunos exploraram as ruínas que remontam aos Sete Povos das Missões, identificando diferentes espaços e suas finalidades históricas. No Museu das Missões, apreciaram esculturas em pedra e madeira, expressões da arte barroca guarani.

O Espetáculo de Som e Luz encerrou a jornada, narrando a fundação da Redução de São Miguel Arcanjo e os eventos cruciais das batalhas que culminaram na derrota dos guaranis diante do exército hispano-lusitano.

A viagem proporcionou aos alunos uma imersão na história local, transformando a aprendizagem em uma experiência tangível, onde os eventos do passado ganharam vida por meio de objetos, construções e locais que testemunham a riqueza cultural missioneira ainda presente nos dias atuais.


Conheça nosso canal no Youtube
Faça parte da nossa Fã-page no Facebook
Curta nosso Instagram
FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM CLIQUE AQUI


VOCÊ É 100281153ª PESSOA QUE VISITOU O GAUDÉRIO NEWS.
MUITO OBRIGADO.
VOLTE SEMPRE QUE QUISER SE MANTER BEM INFORMADO.
Gaudério News – Integrante da UPOR, União dos Portais On Line Regional e do Grupo de Portais de Notícias Independentes do RS

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br