15.1 C
Rio Grande do Sul
segunda-feira, maio 13, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Prefeituras contratam consultoria de assessores de senadores para liberar emendas

Prefeituras contratam consultoria de assessores de senadores para liberar emendas

Apesar das críticas de conflito de interesses, os sócios da Positiva defendem a legalidade e ética de seus serviços.

Prefeituras no Piauí, agraciadas com verbas parlamentares de senadores locais, estão contratando uma consultoria vinculada a dois assessores dos congressistas para auxiliar na liberação desses recursos públicos. Nos últimos cinco anos, a empresa fechou 114 contratos com 51 cidades do estado, das quais 28 são administradas pelo PP, de Ciro Nogueira, e sete pelo MDB, de Marcelo Castro.

Esses acordos renderam pelo menos R$ 9,5 milhões à empresa desde 2018, quando um dos sócios da Positiva Assessoria Pública começou a trabalhar também no gabinete de Nogueira. Dos 114 contratos, 106 foram fechados sem licitação com as prefeituras piauienses.

A Positiva é de propriedade dos irmãos Christopher Jorge Saraiva Amorim, que trabalhava no gabinete do senador do PP, e Christian Saraiva Amorim, que foi funcionário do gabinete de Castro até recentemente. A empresa, sediada em Teresina, foi fundada em 2015 e teve seus primeiros contratos com o poder público em 2017. No entanto, seu crescimento significativo ocorreu nos anos seguintes, coincidindo com o ingresso de Christopher no gabinete de Nogueira.

A contratação da consultoria seguia um padrão semelhante: o parlamentar indicava a emenda para a prefeitura, que posteriormente fechava um acordo com a Positiva para realizar o projeto executivo da obra ou ajudar nos trâmites de liberação da verba em Brasília.

Por exemplo, em dezembro de 2019, as prefeituras de Avelino Lopes e Redenção do Gurguéia, ambas no interior do Piauí, receberam verbas destinadas por iniciativa de Nogueira. Cerca de um ano depois, as prefeituras contrataram a Positiva para elaborar os projetos executivos das obras. As ordens de pagamento começaram a ser liberadas mais de um ano após o empenho da verba.

Apesar das críticas de conflito de interesses, os sócios da Positiva defendem a legalidade e ética de seus serviços. Christopher foi nomeado no gabinete de Nogueira em 2018, passando depois a ocupar cargos no governo federal, e Christian era funcionário do gabinete de Castro até recentemente.

No topo da lista das prefeituras que mais contrataram a Positiva estão aquelas administradas pelo PP de Nogueira. Essa relação estreita entre emendas parlamentares e contratos com consultorias levanta questionamentos sobre a transparência e ética na gestão pública.

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br