18.1 C
Rio Grande do Sul
sexta-feira, abril 26, 2024
HomeGERALProjeto prevê construção de estátua de gaúcho com 40 metros de altura...

Projeto prevê construção de estátua de gaúcho com 40 metros de altura em Arroio do Meio

Saiba como está o andamento de iniciativas semelhantes pelo Estado, como o Cristo Protetor de Encantado e o Cristo Acolhedor de Sobradinho       |           Fonte: GAÚCHA ZH

O Rio Grande do Sul poderá ganhar mais uma estátua gigante nos próximos anos, mas, desta vez, em homenagem a sua própria cultura. Isso porque um projeto prevê a construção de um parque temático, em Arroio do Meio, no Vale do Taquari, que terá como atração principal o monumento de um gaúcho, com vestes tradicionais e tomando chimarrão. A expectativa é que a obra, que deve ser construída com recursos da iniciativa privada, tenha cerca de 40 metros de altura.

Jerson Zanchettin, advogado, empreendedor e idealizador do projeto, afirma que já ingressou com o pedido de licença prévia junto à prefeitura de Arroio do Meio e comenta que, se concretizado, o parque será um espaço para dar vida à cultura gaúcha, onde pessoas de todos os lugares do Brasil e do mundo tenham condições de experimentar as diferentes tradições locais.
O empreendimento será construído em uma área de 19,5 hectares, entre os morros Gaúcho e São José, que, conforme Zanchettin, têm um visual deslumbrante. Ele conta que a ideia do parque surgiu a partir do Cristo Protetor de Encantado, que deu visibilidade e colocou o Vale do Taquari sob o aspecto turístico para o Brasil e para o mundo:
— O nosso Vale é muito lindo, é rico em belezas naturais, e o Morro Gaúcho, onde a gente pretende instalar o parque, é uma espécie de um trapiche sobre o Vale, onde, na sua base, pode-se dizer que inicia o pampa gaúcho. Lá de cima, nós conseguimos ver nove municípios, as montanhas, os rios, então tem um visual fantástico. O parque será para turismo cultural e de natureza; a preservação do meio ambiente faz parte da essência do nosso projeto. A supressão de árvores é mínima, com baixo impacto ambiental.

Zanchettin explica que a intenção é iniciar com a construção do monumento e, mais tarde, incluir um open mall, um estacionamento, um hotel, uma praça de alimentação com churrascaria típica gaúcha e restaurantes de comida italiana e alemã, já que a região é marcada pelo encontro dessas duas culturas. Um museu da cultura gaúcha e um galpão crioulo também estão previstos no projeto.

— Queremos fazer com que esse parque realmente seja o local que dissemina o nosso folclore, a nossa tradição e a cultura gaúcha. A estátua vai ter um elevador, que vai levar as pessoas até o chapéu, onde terá uma redoma de vidro para que as pessoas possam observar a paisagem — ressalta o advogado, que atualmente é morador de Arroio do Meio.

Os recursos para a construção serão oriundos de investidores e o investimento inicial deve envolver cerca de R$ 50 milhões. Não há previsão de quando as obras poderão iniciar, já que esse processo depende das licenças.

O prefeito de Arroio do Meio, Danilo José Bruxel, garante que a licença prévia já está sendo analisada pela prefeitura e que não haverá recursos públicos no desenvolvimento do projeto. Ele comenta que algumas pessoas estão preocupadas com a questão ambiental, mas enfatiza que tudo será bem analisado pelo município. Para o prefeito, a iniciativa dos empresários é algo muito interessante:

— Como qualquer administrador vendo um empreendimento no seu município, fico contente e motivo os empreendedores. Ainda mais esse empreendimento, quando o turismo está em alta. E nós, por sermos caminho para o Cristo de Encantado, temos que oferecer alternativas para que as pessoas não só passem por Arroio do Meio, mas também tenham atrações para que possam ficar aqui por um tempo. Então, estamos contentes.

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br