19.1 C
Rio Grande do Sul
sexta-feira, abril 26, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -EMATER | Proliferação do mosquito da dengue é combatida com ações de...

EMATER | Proliferação do mosquito da dengue é combatida com ações de Aters

Com o objetivo de combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, causador da Dengue, a Emater/RS-Ascar tem realizado e apoiado atividades junto às famílias e comunidades rurais do Estado. Pesquisa recente comprovou que nos últimos meses foram realizadas diversas ações de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters), na divulgação e orientação de cuidados e práticas para evitar a dengue no meio rural.

Participaram da pesquisa da Emater/RS-Ascar, que é vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), extensionistas de 140 municípios gaúchos, que relataram, entre as atividades, a entrega e compartilhamento de material informativo em visitas a propriedades familiares de agricultores e de comunidades tradicionais e em reuniões de grupos. Também é articulado o repasse de orientações contra o Aedes aegypti junto a entidades parceiras, como conselhos, escolas, Apaes, grupos de mulheres, Vigilância Sanitária e governos municipais. Os extensionistas também relatam a participação orientativa em programas de rádio, mutirões e campanhas, bem como em feiras e palestras.

De acordo com a extensionista do Núcleo de Desenvolvimento Social da Emater/RS-Ascar, Leila Ghizzoni, as palestras em escolas envolvem temáticas como saneamento básico, lixo, gestão ambiental, entre outros, e não apenas sobre o combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Além de orientações nas escolas, os extensionitas da Emater/RS-Ascar e representantes de entidades parceiras se envolvem em limpeza da cidade, nas propriedades nos cemitérios, recolhimento de entulhos, de pneus e de eletroeletrônicos, limpeza de caixas de agua e de locais onde pode acumular água parada, durante os atendimentos em escritório e a campo.

Materiais informativos sobre identificação de sintomas e prevenção são fixados em murais, envolvendo sobre o Aedes aegypti e o borrachudo, e entregues em feiras e eventos, e divulgados nos grupos de WhatsApp e em programa de rádio.

Em Bom Princípio, por exemplo, no dia 15 de maio, durante a Feira de Troca-Troca de Sementes e Mudas, a Emater/RS-Ascar promoverá a conscientização e entrega de materiais sobre a dengue. Já em Turuçu, na Feira da Agricultura Familiar também foi realizada ação educativa, com famílias de feirantes e consumidores.

O Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Carazinho promoveu ações de orientação através de visitas, distribuição de material educativo, programa de rádio, campanha de limpeza das praças, com retirada de lixo, em parceria com entidades e comunidades.

Em Cerro Largo, o município está com alto índice de pessoas com dengue, então as ações estão sendo realizadas através de palestra em eventos municipais, grupos organizados e nas visitas, e são distribuídas informações para o controle do mosquito.

Em Coronal Pilar, os extensionistas planejam práticas em outras ações de Aters, como com idosos, artesanato e plantas bioativas. Também distribuem material informativo/esclarecimento sobre a Dengue e caminhada pelas propriedades para identificação de possíveis focos de reprodução do Aedes aegypti.

Em Nova Palma, a Emater/RS-Ascar, em parceria com Secretaria Municipal da Saúde, promoveu uma campanha desde a produção de mudas de citronela até a distribuição, seguida da entrega de materiais informativos sobre os cuidados para diminuir a proliferação do mosquito.

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br