31.1 C
Rio Grande do Sul
sexta-feira, abril 26, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Recuperação de estradas vicinais avança em Independência

Recuperação de estradas vicinais avança em Independência

Assessoria

Os números impressionam. O município de Independência, tem pouco mais de seis mil habitantes e um território de 358.283 km².

A economia é pautada primordialmente na produção agropecuária e, para garantir a chegada dos insumos e o escoamento da produção, o município conta com cerca de mil quilômetros de estradas vicinais.

Isso implica em um esforço gigantesco para manter todas essas vias em funcionamento, para atender não apenas a produção, mas também, o acesso dos moradores do interior e o acesso dos estudantes às escolas.

“Já recuperamos mais da metade das estradas. Onde precisava apenas de patrolamento, a recuperação já foi de mais de 90%, destacou o Secretário de Obras de Independência, Vilmar, o conhecido Palito.

Conforme o secretário de obras, nas últimas semanas, o tempo firme possibilitou o avanço das máquinas.

O trabalho pesado é focado nos pontos que possam oferecer mais dificuldades com a chegada das chuvas.

Nesta semana, a reposição de materiais foi realizada na estrada que dá acesso à pedreira, que fornece o material para a prefeitura. O tráfego de veículos pesados, até mesmo dos caminhões da prefeitura que transportam o pedregulho, exige uma base reforçada.

“Nós temos que manter as estradas funcionando para os produtores para puxar calcário, adubo, e escoarem a colheita”, enfatizou o secretário.

Outra preocupação da secretaria de obras é com as pontes da zona rural. Apenas em 2023, mais de uma dezena de pontes foram recuperadas ou reconstruídas no município.

“Algumas pontes ainda precisam ser recuperadas”, enumerou Palito.

Em locais íngremes ou que o solo possibilita com facilidade o surgimento de atoleiros, e até mesmo em estradas próximo às vilas rurais, estão sendo construídos calçamentos em pedras.

Várias obras já foram entregues e outras em fase de conclusão.

“Além da estrada que dá acesso ao município de Alegria, a Localidade de Lajeado Silva, Esquina Araújo e ruas da cidade receberam calçamento”, salientou o secretário.

A secretaria de obras conta com quatro moto niveladoras, quatro caminhões, dois carregadores, um compactador e uma retroescavadeira.

Para otimizar a estrutura, os trabalhos são reforçados para não demandar re-serviços.

VOCÊ É 100280606ª PESSOA QUE VISITOU O GAUDÉRIO NEWS.
MUITO OBRIGADO.
VOLTE SEMPRE QUE QUISER SE MANTER BEM INFORMADO.

Gaudério News – Integrante da UPOR, União dos Portais On Line Regional

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br