14.1 C
Rio Grande do Sul
segunda-feira, maio 13, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Roca Sales em Estado de Emergência: Prefeito alerta para 15 pessoas soterradas...

Roca Sales em Estado de Emergência: Prefeito alerta para 15 pessoas soterradas após chuvas devastadoras

Município gaúcho enfrenta caos e escassez de recursos após enchentes históricas; comunicação e resgate dificultados pelas águas.

Na noite da última sexta-feira (3), o prefeito de Roca Sales, Amilton Fontana (MDB), fez um alerta preocupante: aproximadamente 15 pessoas estão soterradas na cidade, uma das áreas mais impactadas pelas intensas chuvas. Com uma população de 11,5 mil habitantes, o município enfrenta sérias dificuldades de comunicação, acesso aos serviços essenciais e escassez de equipamentos de resgate para ajudar as vítimas.

Fontana compartilhou essa informação com base em relatos de moradores locais, destacando que há pessoas soterradas em diferentes áreas, como Três Pinheiros, Pinheirinho e Serrinha, e ressaltou a urgência do resgate em uma publicação oficial da prefeitura no Instagram.

Ele mencionou ter conseguido enviar um áudio após se deslocar de barco até a cidade de Encantado, onde conseguiu acesso a um ponto de internet.

“Roca Sales está enfrentando um verdadeiro caos. Foi praticamente devastada novamente pelas enchentes, provavelmente as piores da história do município. A situação é desesperadora, não conseguimos nos deslocar sem usar barcos. Estamos diante de uma realidade extremamente complicada”, desabafou o prefeito.

Além disso, Fontana ressaltou a necessidade urgente de apoio aéreo para buscar pessoas desaparecidas nas áreas rurais, bem como de fornecimento de água e alimentos para os afetados pelas cheias.

Várias áreas ficaram isoladas, com dificuldades de acesso tanto por terra quanto por ar para operações de resgate. O rompimento de barragens, como uma estrutura próxima a Bento Gonçalves, também representa uma ameaça a diversos municípios em diferentes regiões do Rio Grande do Sul.

Roca Sales, situada na região do Rio Taquari, enfrenta uma situação de cheias históricas, que resultaram na destruição de casas, estabelecimentos comerciais e vias de acesso. A sede do gabinete de crise foi atingida pelas águas ao longo da semana, levando à necessidade de estabelecer um novo centro de operações de emergência, conforme anunciado pelo prefeito. O município ainda se recuperava das enchentes de setembro do ano anterior, que resultaram em mais de dez mortes na época.

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br