Serventes responsáveis pela alimentação escolar em Horizontina participam de capacitação no Memorial da Evolução Agrícola

A alimentação saudável e a segurança alimentar foram foco de capacitação destinada a 32 serventes de Horizontina, no dia 9 de fevereiro, em uma iniciativa da Secretaria Municipal da Educação e da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural. O local escolhido para a capacitação, Memorial da Evolução Agrícola (MEA), inspira para o aproveitamento de alimentos oriundos da agricultura local. Compreender o contexto em que estão inseridas sensibiliza e embasa o trabalho realizado pelas profissionais, que impacta na alimentação de 2.600 alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, matriculados na rede pública municipal de ensino.

 

As extensionistas do Escritório Regional e do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, Vanessa Gnoatto e Ivete Grasiela Rossi Hupfer, orientaram sobre a Resolução nº 06/2020 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que dispõe sobre o atendimento da alimentação dos alunos no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), bem como apresentaram propostas de receitas condizentes com a legislação. Recomendações para a alimentação saudável foram apresentadas pelas nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação, Gabriela Polla e Juliane Pedó. Também estiveram presentes a secretária de Educação, Ivete Fátima Callegaro da Silva, e a secretária adjunta, Janete Bruning.

 

Na prática, as participantes prepararam as receitas de torta salgada, bolo doce de feijão, torta de carne, bolinho de abóbora com carne moída enriquecido com aveia, pão de queijo com mandioca, bolo ou cupcake de cenoura sem açúcar, pão de queijo saudável, bolo salgado de grão crocante, patê de carne moída, torta colorida do super poder, bolo de banana e cacau sem glúten e sem açúcar e requeijão caseiro. A ideia é que pelo menos parte das receitas seja incorporada à alimentação escolar.