11.5 C
Rio Grande do Sul
terça-feira, setembro 17, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -STF derruba tese do marco temporal das terras indígenas

STF derruba tese do marco temporal das terras indígenas

Ruralistas defendem a tese; entendimento da Corte vale para todos os casos de demarcação de terras indígenas que estejam sendo discutidos na JustiçaFoto: Carlos Moura/SCO/STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a tese do marco temporal para a demarcação de terras indígenas com uma maioria de 9 votos a 2 a favor da decisão. Essa vitória foi comemorada pelos povos indígenas, que se opõem à tese do marco temporal.

A tese do marco temporal prevê que só podem ser demarcadas terras que já estavam sendo ocupadas por indígenas em 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição. Esse entendimento deriva de uma interpretação literal do artigo 231 da Constituição.

A decisão do STF marca um importante passo na luta dos povos indígenas pelo reconhecimento de seus direitos territoriais e contra o retrocesso nas demarcações de terras. A maioria dos ministros considerou que usar o marco temporal como critério na concessão de áreas aos povos originários fere a Constituição.

O julgamento desse recurso é significativo, pois trata da proteção dos direitos dos povos indígenas no Brasil e da demarcação de suas terras. A decisão do STF reforça a importância de respeitar os direitos e a dignidade desses povos, que têm uma história de opressão e luta por justiça.

Sem marco temporal, demarcação no RS afetará 230 famílias para abrigar 182 indígenas

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO WHATS APP CLIQUE AQUI
Conheça nosso canal no Youtube
Faça parte da nossa Fã-page no Facebook
Curta nosso Instagram
FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM CLIQUE AQUI


VOCÊ É 100424149ª PESSOA QUE VISITOU O GAUDÉRIO NEWS.
MUITO OBRIGADO.
VOLTE SEMPRE QUE QUISER SE MANTER BEM INFORMADO.
Gaudério News – Integrante da UPOR, União dos Portais On Line Regional e do Grupo de Portais de Notícias Independentes do RS

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br