Sistema de tempestades avançou hoje pelo Centro da Argentina e o Uruguai à medida que uma área de baixa pressão em médios e níveis altos se deslocava alimentado por ar muito quente, formando nuvens enormes desde de manhã nos dois países com temporais fortes a severos com danos.
Houve rajadas de vento forte a intensas com destruição em pontos da província argentina de Entre Rios. Árvores tombaram, estruturas desabaram e casas foram destelhadas. No Uruguai, vendavais atingiram vários departamentos com danos e queda de árvores sobre casas e automóveis.
Até o meio da tarde desta terça-feira, o Instituto Uruguaio de Meteorologia registrou rajadas de vento de 138 km/h em Mercedes, 97 km/h em Tacuarembó e 91 km/h na cidade de Rivera, que faz fronteira com a gaúcha Livramento.
Em Mercedes, as rajadas de vento perto de 140 km/h causaram muitos estragos como quedas de árvores e destelhamentos. A Meteorologia do Uruguai atribuiu o evento a um fenômeno conhecido como microexplosão, uma corrente de ventos descendente que pode produzir rajadas tão intensas quanto a de um tornado.
Intensas áreas de instabilidade com fortes tempestades em alguns pontos podiam ser observadas nas imagens de radar no final da tarde e no começo da noite de hoje deslocando-se pelo Oeste e o Sul do Rio Grande do Sul à medida que as nuvens de temporais avançavam do Uruguai e da Argentina para o território gaúcho.
Até às 19h, estações oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia haviam registrado rajadas de vento de 80 km/h em Dom Pedrito. Também até o mesmo horário, as estações indicavam acumulados de chuva de 77 mm em Dom Pedrito e 62 mm em Livramento.
A imagem de satélite do GOES-16 das 19h desta terça mostrava poderosas áreas de instabilidade com nuvens extremamente carregadas avançando entre o Oeste e o Centro do Rio Grande do Sul com temporais em diversas localidades.
Foto: Rede Social
Fonte: METSUL
Conheça nosso canal no YoutubeFaça parte da nossa Fã-page no Facebook Curta nosso Instagram FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM CLIQUE AQUI
VOCÊ É 100873293ª PESSOA QUE VISITOU O GAUDÉRIO NEWS.
MUITO OBRIGADO.
VOLTE SEMPRE QUE QUISER SE MANTER BEM INFORMADO.
Gaudério News – Integrante da UPOR, União dos Portais On Line Regional e do Grupo de Portais de Notícias Independentes do RS











