O varejo brasileiro registrou uma retração de 3,5% em dezembro de 2024, segundo o Índice do Varejo Stone (IVS). Em comparação ao mesmo mês de 2023, as vendas caíram 1,7%, mesmo com o impulso sazonal das festas de fim de ano.
Todos os oito segmentos analisados apresentaram resultados negativos, com destaque para os seguintes:
- Tecidos, vestuário e calçados: queda de 7%;
- Móveis e eletrodomésticos: queda de 6,4%;
- Artigos de uso pessoal e doméstico: queda de 4,5%.
De acordo com Matheus Calvelli, pesquisador econômico da Stone, as vendas na semana do Natal ficaram 2,3% abaixo do esperado, impactando diretamente no desempenho do setor em dezembro.
Comércio Digital Apresenta Crescimento
Embora o comércio físico tenha registrado uma retração de 4,2% em dezembro, o varejo digital apresentou um crescimento de 3,4% no mesmo período.
Em 2024, o comércio on-line cresceu 7,7%, enquanto o físico caiu 2,1%, refletindo uma mudança no comportamento de consumo dos brasileiros, com maior adesão às compras digitais.
Desempenho Anual por Segmento
Apesar da retração no último mês, alguns segmentos apresentaram crescimento em 2024:
- Combustíveis e lubrificantes: alta de 3,1%;
- Artigos farmacêuticos: crescimento de 2,5%.
Por outro lado, os segmentos com maior retração ao longo do ano foram:
- Livros, jornais e papelaria: queda de -1,8%;
- Tecidos, vestuário e calçados: queda de -0,6%.
Destaque por Estados
No desempenho regional, apenas cinco Estados registraram crescimento no varejo em 2024. Os destaques foram:
- Roraima: +3,9%;
- Sergipe: +3,5%;
- Rondônia: +2,2%.
Perspectiva
Apesar da queda em dezembro, o varejo nacional encerrou o ano com uma alta acumulada de 0,6%, resultado considerado tímido diante dos desafios econômicos, como a inflação, alta dos juros e a queda do poder de compra dos consumidores. O impacto da inflação e a dificuldade de consumo das famílias continuaram a afetar itens mais discricionários, como vestuário, calçados e móveis.