17.1 C
Rio Grande do Sul
sábado, setembro 14, 2024
HomeSANTA ROSAVia Cultural vai se chamar Luzan Traesel

Via Cultural vai se chamar Luzan Traesel

A Câmara de Vereadores aprovou na sessão desta segunda-feira, 20, um projeto de lei que denomina a Via Cultural Luzan Traesel. | Diretoria de Cultura/ Clairto Martin

A Câmara de Vereadores aprovou na sessão desta segunda-feira, 20, um projeto de lei que denomina a Via Cultural Luzan Traesel. A sugestão para homenagear a professora e artista plástica partiu do vereador Progressista Vitor De Conti, articulada em conjunto com a secretária municipal de Educação e Cultura Lires Zimmermann Führ.
A Via Cultural é o caminho instalado pela Prefeitura ao lado do Centro Cultural Professor Fioravante Pedrazani. O “calçadão” foi aberto à passagem do público há duas semanas, estabelecendo uma conexão entre a Praça da Bandeira, a Biblioteca Municipal e o Centro Cívico, num corredor dedicado à cultura e à arte. Agora é a “Via Cultural Luzan Traesel”.
Luzan Terezinha Pereira Traesel nasceu em Pelotas e morou no Rio de Janeiro e Santa Maria antes de transferir residência para Santa Rosa, em 1975, cidade onde viveu até sua morte, ocorrida em 30 de setembro de 2021. Era casada com o engenheiro agrônomo Lírio Traesel, com quem teve o filho Elisandro Traesel, que é médico no Hospital Vida e Saúde. Na cidade, foi ativa em projetos sociais e culturais relevantes.
Formada em Piano e Teoria e Solfejo pelo Conservatório Santa Cecília, de Santa Maria, e licenciada em música pela Universidade Federal de Santa Maria, Luzan também se especializou na Associação Brasileira de Musicoterapia. Ela ministrou aulas de música em Vale Vêneto e no Conservatório Santa Cecília.
Em Santa Rosa, foi professora de Música e Piano na FEMA, de Expressão Corporal no Liminha, de Música na E.E Visconde de Cairu. Luzan dirigiu também a Escolinha de Artes Girassol e as Escolas de Música Villa Lobos e Novos Talentos.
Luzan participava ativamente da Casa da Amizade e foi voluntária no Hospital Vida e Saúde, onde criou a biblioteca da Alegria e do Saber. Nessa Instituição, também fez muitas ações sociais e culturais para crianças, especialmente do setor de Oncologia, através da Liga Feminina de Combate ao Câncer.
Como escritora, lançou os livros: Marcas que a vida deixou (2017), Gotas de Poesia (2018), Malu e a Vovó Liloca (2019), Coletânea Lobas em Prosa e Verso (2020), Contos da Infância Santa-rosense (2020) e Crotalárias e as libélulas (2021).
Sempre foi apaixonada pelas artes. Seu hobby era o mosaico, técnica na qual se aperfeiçoou a partir de 2001 e com a qual criou dezenas de peças que compõem o Memorial Lilu, espaço cultural construído em Porto Vera Cruz, que atualmente é um museu aberto à visitação de turistas e estudantes.

VOCÊ É 100423674ª PESSOA QUE VISITOU O GAUDÉRIO NEWS.
MUITO OBRIGADO.
VOLTE SEMPRE QUE QUISER SE MANTER BEM INFORMADO.

Gaudério News – Integrante da UPOR, União dos Portais On Line Regional

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br