18.1 C
Rio Grande do Sul
sexta-feira, abril 26, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Alberto Fernández Aponta Inflação como Causa de Derrota Eleitoral e Questiona Dados...

Alberto Fernández Aponta Inflação como Causa de Derrota Eleitoral e Questiona Dados de Pobreza na Argentina

O presidente argentino, Alberto Fernández, atribuiu a inflação como o fator central da derrota eleitoral de seu partido e expressou dúvidas sobre os dados que indicam mais de 40% dos argentinos vivendo na pobreza. Em uma entrevista à agência Noticias Argentinas (NA) divulgada no último domingo (3), Fernández, um peronista de centro-esquerda que assumiu o cargo em 2019, refletiu sobre seus quatro anos de gestão, fornecendo explicações e críticas.

Fernández reconheceu que a inflação exacerbada, associada à escassez de dólares, desempenhou um papel significativo na derrota eleitoral de seu partido. A Argentina enfrenta uma inflação anual de 143%, alimentada pela escassez de dólares e pela falta de acesso aos mercados internacionais de crédito, levando a uma emissão monetária para cobrir o déficit das finanças públicas.

Quanto aos dados oficiais que indicam uma taxa de pobreza de 40,1%, Fernández expressou ceticismo, afirmando que, se esse fosse o caso, a Argentina estaria à beira do colapso. Ele questionou a precisão da medição da pobreza, destacando contradições entre os índices de pobreza e a criação contínua de empregos nos últimos 37 meses.

Embora evitando críticas diretas à vice-presidente Cristina Kirchner, com quem mantém uma relação tensa, Fernández discordou da “forma de fazer política” dela, caracterizando-a como personalista. Apesar das diferenças, ele ressaltou o respeito pela ex-presidente.

Fernández participará da cúpula de chefes de Estado do Mercosul, seu último evento internacional antes de deixar o cargo. Ele expressou seu compromisso com uma transição de governo democrática, destacando seu papel como “um homem da democracia” e espera ser lembrado dessa maneira pelos argentinos.


Conheça nosso canal no Youtube
Faça parte da nossa Fã-page no Facebook
Curta nosso Instagram
FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM CLIQUE AQUI


VOCÊ É 100279704ª PESSOA QUE VISITOU O GAUDÉRIO NEWS.
MUITO OBRIGADO.
VOLTE SEMPRE QUE QUISER SE MANTER BEM INFORMADO.
Gaudério News – Integrante da UPOR, União dos Portais On Line Regional e do Grupo de Portais de Notícias Independentes do RS

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br