19.1 C
Rio Grande do Sul
domingo, abril 28, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Aumento Expressivo nas Passagens Aéreas Nacionais: Especialistas Apontam Causas e Governo Busca...

Aumento Expressivo nas Passagens Aéreas Nacionais: Especialistas Apontam Causas e Governo Busca Soluções

No período de janeiro a novembro de 2023, conforme dados do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as passagens aéreas para destinos nacionais registraram um aumento de 35,24%. Em outubro, uma pesquisa da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) revelou que o preço médio das passagens alcançou o patamar mais elevado desde 2010, quando começou a ser analisado. Em 2022, a média de preço era de R$ 669,12, enquanto este ano atingiu R$ 741,47.

O professor José Carlos de Souza Filho, da FIA Business School, aponta que a escassez de oferta em meio a uma elevada demanda durante as férias e períodos de calor contribui para o aumento dos custos das viagens aéreas. O especialista também destaca que a variação de 29,35% na cotação do querosene de aviação também impacta no encarecimento das passagens.

Para lidar com essa situação, o governo federal está em negociações com o setor, visando a redução dos preços das passagens aéreas. O ministro Sílvio Costa Filho, responsável por Portos e Aeroportos, expressa a crença de que em breve será possível observar uma diminuição nos valores das passagens, afirmando que o governo busca alternativas para tornar as viagens mais acessíveis aos brasileiros. Ele destaca a importância do esforço coletivo e do diálogo constante para alcançar esse objetivo e expressa otimismo em relação aos próximos meses.

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br