A rede de supermercados Carrefour optou por encerrar operações em unidades localizadas na Bahia, no Ceará, Rio Grande do Sul e em Minas Gerais, com o intuito de se desfazer de estabelecimentos deficitários e transformar outros em formatos distintos.
Conforme relatos do jornal Valor, prevê-se o fechamento de cinco das seis unidades na Bahia, enquanto uma delas será convertida em Atacadão. A estratégia inclui a saída do segmento de hipermercados no estado e no Ceará. Já no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais, a empresa planeja manter o formato atual, realizando, no entanto, fechamentos até 31 de janeiro.
Eric Alencar, executivo responsável pela área financeira do grupo, informou que as vendas brutas de supermercados e hipermercados do Carrefour alcançaram R$ 7 milhões no terceiro trimestre, refletindo uma queda de 15%.
Ao final de 2022, a empresa reduziu o número de hipermercados de 170 para 147. Nesse contexto, o Carrefour planeja converter cerca de 40 hipermercados em lojas Atacadão e Sam’s Club, com 20 dessas conversões previstas para ocorrer ainda em 2024.
Em comunicado, o Grupo Carrefour Brasil mencionou estar passando por uma revisão de seu portfólio para otimizar sua rede de lojas.
– Algumas lojas serão transformadas em outros formatos, e também estão programados alguns fechamentos pontuais. Reforçamos o compromisso da rede com o estado da Bahia, uma região de extrema importância para nossos negócios, que continuará contando com a presença do Grupo Carrefour Brasil por meio de 40 lojas de diferentes formatos, como Varejo, Cash&Carry e Clube de Compras – afirma o comunicado.