29.1 C
Rio Grande do Sul
sexta-feira, abril 26, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Banco Central registra prejuízo de 114,152 bilhões de reais em 2023, queda...

Banco Central registra prejuízo de 114,152 bilhões de reais em 2023, queda em relação ao ano anterior

Impacto cambial e operações derivativas marcam balanço financeiro, revela relatório do BC

No ano de 2023, o Banco Central divulgou um resultado negativo de 114,152 bilhões de reais, uma melhoria em relação ao prejuízo de 298,494 bilhões de reais registrado no ano anterior, conforme relatório publicado pela instituição.

O déficit anual totalizou 123 bilhões de reais, refletindo os efeitos da flutuação do câmbio sobre as reservas internacionais. Contudo, parte desse prejuízo foi compensada pelos ganhos provenientes das operações de derivativos cambiais (swaps), enquanto as operações desvinculadas do câmbio apresentaram um saldo positivo de 8,848 bilhões de reais.

O Banco Central informou que a demonstração financeira será submetida à avaliação do Conselho Monetário Nacional em uma reunião agendada para quinta-feira.

De acordo com a legislação vigente, eventuais prejuízos da autarquia devem ser cobertos pelo Tesouro Nacional, após a utilização das reservas e do patrimônio da instituição, desde que se respeite o limite mínimo de 1,5% do total de ativos como patrimônio líquido. Essas informações foram fornecidas pela Reuters.

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br