32.1 C
Rio Grande do Sul
segunda-feira, maio 6, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Brasileiros desanimados com as compras de Fim de Ano  

Brasileiros desanimados com as compras de Fim de Ano  

Um sinal da apatia ocorreu na Black Friday, com uma frustração das vendas durante os dias de ofertas. (Foto: Agência Brasil)

Apesar da redução da inflação e do desemprego, tradicionalmente considerados motores para o crescimento do consumo, os brasileiros parecem não estar entusiasmados nas compras deste fim de ano. A Black Friday, por exemplo, revelou uma queda nas vendas, tanto no varejo online, com uma redução de 15% no faturamento, quanto nas lojas físicas, com uma diminuição de 0,49% nas vendas médias, de acordo com levantamento da Neotrust e VarejOnline, respectivamente.

Esse cenário desafiador acendeu um alerta no setor varejista, levando grandes redes do varejo tradicional e entidades do setor a analisarem os fatores que impactaram negativamente os negócios. Além disso, surgiram dúvidas sobre as perspectivas de vendas para o Natal, uma data crucial para a recuperação do comércio. Eduardo Terra, presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), destaca a incerteza em relação ao Natal, afirmando que o momento exige uma abordagem mais cautelosa.

Enquanto, por um lado, seria necessário oferecer mais descontos para atrair consumidores, por outro, há uma busca por mais racionalidade nas operações varejistas neste ano. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) projeta um crescimento de 5,6% nas vendas deste Natal em comparação com 2022. No entanto, o faturamento deve ser inferior ao registrado no último Natal antes da pandemia, com a perspectiva de atingir R$ 68,97 bilhões, comparado aos R$ 70,8 bilhões de 2019.

A Fecomércio-SP prevê um aumento de 5% nas vendas de dezembro em relação ao mesmo mês de 2022 no Estado de São Paulo, principal mercado consumidor do país. Esses números são vistos como a esperança do setor para recuperar o consumo morno dos últimos meses, apesar de indicadores econômicos favoráveis, como a inflação controlada e o crescimento do emprego formal.

Embora teoricamente o cenário atual seja propício para o consumo de fim de ano, os consumidores demonstram uma relutância em aderir às compras, evidenciando um desafio para o setor varejista e levantando questões sobre os fatores psicológicos e comportamentais que podem estar influenciando as decisões de compra.


Conheça nosso canal no Youtube
Faça parte da nossa Fã-page no Facebook
Curta nosso Instagram
FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM CLIQUE AQUI


VOCÊ É 100294964ª PESSOA QUE VISITOU O GAUDÉRIO NEWS.
MUITO OBRIGADO.
VOLTE SEMPRE QUE QUISER SE MANTER BEM INFORMADO.
Gaudério News – Integrante da UPOR, União dos Portais On Line Regional e do Grupo de Portais de Notícias Independentes do RS

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br