Depois de um intervalo de tempo relativamente seco desde o meio da última semana, quando uma massa de ar seco e frio associada a um ciclone extratropical no Atlântico Sul predominou sobre o Rio Grande do Sul, a chuva retorna ao estado no início desta semana com a passagem de uma frente fria.
Embora a volta da chuva não deva gerar grandes preocupações, conforme destacado pela MetSul Meteorologia, é importante notar que as precipitações são normais para esta época do ano, comumente ocorrendo um ou dois dias por semana. O que foi atípico foi a intensidade e a quantidade de chuva registrada entre o final de abril e o início de maio, quando várias cidades gaúchas testemunharam volumes excepcionais em um curto período.
Felizmente, as previsões indicam que as chuvas previstas para o início desta semana não devem ser tão intensas, possivelmente apenas atrapalhando os esforços de limpeza em áreas recentemente afetadas por inundações, mas sem previsão de novas enchentes significativas.
A frente fria que se aproxima é esperada para ser de atividade fraca, sugerindo precipitações modestas, com acumulados de 30 mm a 40 mm nas áreas mais afetadas. Para a maior parte do estado, os índices pluviométricos devem variar entre 10 mm e 20 mm, com muitas áreas recebendo menos de 10 mm de chuva.
As regiões mais propensas a receberem chuva estão centradas no Centro, Sul e Leste do estado, enquanto o Oeste e o Norte podem escapar em grande parte das precipitações associadas à frente fria.
Em Porto Alegre e arredores, onde o domingo foi ensolarado e agradável, espera-se um aumento na nebulosidade e instabilidade na segunda-feira, com chuvas e garoa predominando durante a manhã e parte da tarde, antes de diminuírem gradualmente. O vento Sul associado à frente fria também pode causar aumento no nível do Guaíba durante o período de instabilidade.