Um relatório da Emater revela que mais de 206 mil propriedades rurais foram impactadas pela recente catástrofe climática no Rio Grande do Sul, com consequências abrangentes na produção agrícola, infraestrutura e abastecimento de água potável. Entre as principais constatações, 34.519 famílias ficaram privadas de acesso à água devido aos eventos climáticos.
O período investigado compreendeu de 30 de abril a 24 de maio, mas algumas informações ainda estão em fase preliminar devido à dificuldade de estimar o verdadeiro alcance das fortes chuvas no estado.
O relatório, divulgado pelas secretarias da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação e de Desenvolvimento Rural, destacou que 9.158 localidades foram atingidas pelas chuvas, enchentes e deslizamentos, com 78 municípios em estado de calamidade pública e 340 em situação de emergência, especialmente nas regiões do Vale do Taquari e da região metropolitana de Porto Alegre.
As perdas abrangeram 48.674 produtores de feijão, milho e soja, além de 19.190 famílias de agricultores que sofreram danos em suas propriedades. A produção de soja foi particularmente afetada, com uma perda estimada em 2,71 milhões de toneladas. A pecuária também sofreu prejuízos significativos, com 3.711 criadores atingidos, resultando na morte de 1,2 milhão de aves, além de perdas em outras categorias como bovinos, suínos e peixes.
A fruticultura e horticultura foram severamente impactadas, com danos significativos nas culturas de citros e banana, afetando cerca de 8.381 propriedades. O abastecimento de hortaliças nas áreas urbanas também foi comprometido, com escassez notável em regiões como a região metropolitana e os vales do Taquari e do Caí.
O relatório completo da Emater aborda ainda os impactos em outras áreas, como a cultura do arroz, floricultura, cooperativismo e ações para lidar com a calamidade. Além disso, são listados os municípios em situação de calamidade, onde as infraestruturas foram gravemente afetadas, incluindo danos em casas, galpões, armazéns, silos e outras estruturas rurais.