19.1 C
Rio Grande do Sul
domingo, abril 28, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Empresários mineiros criam consultoria imigratória para ajudar brasileiros nos EUA

Empresários mineiros criam consultoria imigratória para ajudar brasileiros nos EUA

Quando se mudaram para os Estados Unidos, há mais de dez anos, os empresários brasileiros Rodrigo Costa e Leda Oliveira, passaram por uma série de dificuldades. Entre pagar juros acima do mercado na hora de financiar um carro e ficar anos sem poderem viajar de volta ao Brasil, inclusive para o funeral de familiares, o casal – que atualmente mora em Orlando – aprendeu com os erros e resolveu transformar esse aprendizado em negócio. Com vistas no aumento do fluxo de brasileiros para os EUA e na próxima Copa do Mundo, que será realizada no país, os dois criaram neste ano o Viva América, empresa de consultoria imigratória que ajuda os estrangeiros em todas as etapas de sua ida aos EUA – seja a turismo, estudo, trabalho ou para morar de vez. Ao todo, serão investidos US$ 50 milhões no negócio nos próximos dois anos.

O objetivo do Viva América é ajudar os imigrantes com a emissão de vistos, orientações para matrícula dos filhos nas instituições de ensino americanas, passando por recolocação profissional e revalidação de diplomas. A empresa é dividida em várias unidades de negócio: Viva América Global Business, para internacionalização de empresas e contabilidade; Viva América Visa, para serviços jurídicos relacionados a vistos e green cards; Viva América Talent, de recolocação profissional; Viva América Real State, braço imobiliários para orientar estrangeiros sobre compra e locação de imóveis; Viva América School, com consultoria sobre o sistema educacional americano para pais saberem como matricular seus filhos obterem bolsas; e o Viva América Revalida, para a revalidação de diplomas.

“Embora haja algumas empresas que prestem esses serviços hoje em dia, elas atuam de maneira isolada. Nosso papel foi juntar todos esses benefícios em um único hub para facilitar a vida dos brasileiros”, explica Costa.

Essa não é a primeira empreitada dos empresários no ramo imigratório. Junto com outros sócios, fundaram, em 2019, a AG Immigration, escritório de advocacia imigratória especializado em green cards e com sede em Washington, D.C. Focado inicialmente na comunidade brasileira, o negócio deu certo e rapidamente cresceu, atendendo hoje clientes de mais de 30 países.

As experiências negativas que ambos tiveram em suas jornadas rumo ao sonho americano motivaram o casal a pavimentar um caminho mais fácil para outros estrangeiros. “Nunca ficamos ilegais nos Estados Unidos, mas tivemos que passar por algumas adaptações de visto que nos custaram alguns anos sem poder sair daqui e, com isso, perdemos alguns episódios familiares importantes. O sonho americano é possível, mas nem sempre é fácil se não houver orientação adequada”, afirma Leda.

Com o Viva América, os empresários esperam ajudar pelo menos 100 mil brasileiros até 2026, ano da Copa do Mundo. O faturamento projetado para 2024 gira em torno de US$ 15 milhões, oriundo principalmente dos serviços de internacionalização de empresas e de green cards. “Embora os vistos de turismo e estudante representem o maior volume em termos de quantidade, a margem deles é menor”, explica a empresária.

Os Estados Unidos são um destino com alto fluxo de turistas do mundo todo, que passam pelo país por diversas razões: intercâmbio, férias, viagens a trabalho, entre outros. Dados do Escritório Nacional de Viagens e Turismo dos EUA (NTTO, na sigla em inglês) apontam que o volume de visitantes estrangeiros no país deve aumentar 21,2% até o final de 2023, totalizando 68,2 milhões de visitas. No ano passado, o número registrado foi de 51,8 milhões. A prévia também estima que a visitação internacional chegará a 82,4 milhões de pessoas em 2025, sendo cerca de 2 milhões de turistas brasileiros, e superando a marca pré-pandêmica de 2019, quando o país recebeu 79,4 milhões de pessoas.

A imigração também vem crescendo. Em 2022, mais de 23 mil brasileiros receberam o green card – documento de residência permanente nos EUA. É o maior volume já registrado na história e terceiro recorde dos últimos quatro anos. A quantidade de naturalizações também atingiu a máxima histórica no ano passado, com mais de 12 mil brasileiros tornando-se cidadãos americanos.

“Por já termos muita procura de brasileiros, com diversas razões e em busca de diferentes tipos de vistos, resolvemos então investir nesta demanda, mantendo a essência do nosso trabalho: ajudar o brasileiro que quer ir para os Estados Unidos. Com planejamento e respaldo jurídico, tudo é possível em solo americano”, afirma Costa.

Sobre o Viva América

O Viva América é uma consultoria de imigração all-in-one que auxilia estrangeiros em sua jornada rumo aos EUA. A empresa é fundada pelos empresários Rodrigo Costa e Leda Oliveira, que também são sócios do escritório de advocacia AG Immigration. Em 2023, Costa foi eleito para a lista “Immigration Law Trailblazers”, promovida pela The National Law Journal – uma das mais tradicionais revistas jurídicas americanas. O Viva América é um hub que oferece todos os serviços para quem deseja viajar a lazer, estudar, trabalhar ou morar permanentemente nos EUA, incluindo: aplicação para todo e qualquer visto americano, internacionalização de empresas, serviços de contabilidade e tributação, recolocação profissional, revalidação de diplomas, assistência imobiliária e consultoria educacional para a matrícula de filhos em escolas e obtenção de bolsas de estudo. 

Mais informações: www.vivaamerica.com.br  

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br