30.1 C
Rio Grande do Sul
terça-feira, maio 7, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Grupo suspeito de usar dados de pensionistas do IPE Prev para aplicar...

Grupo suspeito de usar dados de pensionistas do IPE Prev para aplicar golpes é alvo da PC

A Polícia Civil, por meio da 1ª Delegacia de Combate à Corrupção (1ª Decor), desencadeou a Operação Efêmero no Rio Grande do Sul, visando desarticular uma rede criminosa suspeita de usar dados de pensionistas do IPE Prev para aplicar golpes, falsificar documentos, realizar compras e contratar empréstimos em nome das vítimas. A investigação começou a partir de um caso de homicídio em Viamão, no qual documentos foram encontrados na casa de um dos suspeitos.

A operação resultou na execução de 10 mandados de busca e apreensão, incluindo buscas no setor de Gerência de Pensões do IPE Prev. Um funcionário temporário do instituto, que atuava neste setor até junho de 2023, é apontado como o principal suspeito de vazar dados de pensionistas. Ele foi preso em flagrante por falsificação de documento público, tentativa de uso de documento público e falsa identidade.

A polícia identificou que o suspeito mantinha uma relação amorosa com um servidor do IPE Prev, que também está sob investigação. Conversas entre eles no WhatsApp forneceram informações sobre os golpes e ajudaram a identificar outros envolvidos. O grupo usava os dados obtidos para falsificar documentos, incluindo Carteira Nacional de Habilitação, boletos bancários, carteiras de identidade e procurações.

Entre as ações do grupo, destacam-se tentativas de vender imóveis e propriedades de vítimas em Santa Catarina, falsificação de boletos para induzir vítimas a pagarem empréstimos não contratados e recebimento de valores, que eram divididos entre os membros do grupo. A polícia continua a análise dos documentos apreendidos para identificar se mais pessoas tiveram seus dados utilizados e identificar outros suspeitos envolvidos no esquema.

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br