24.1 C
Rio Grande do Sul
sexta-feira, abril 26, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Programa Primeira Infância RS implementa a primeira "calçada brincante" na Penitenciária Modulada...

Programa Primeira Infância RS implementa a primeira “calçada brincante” na Penitenciária Modulada Estadual de Ijuí

O programa Primeira Infância RS implementou a primeira “calçada brincante” na Penitenciária Modulada Estadual de Ijuí (PMEI), sendo o pioneiro em adaptar espaços frequentados por crianças durante visitas a unidades prisionais. Essa iniciativa visa proporcionar momentos lúdicos e interativos, estimulando a criatividade das crianças e fortalecendo os vínculos familiares durante as visitações. A coordenação dessa ação é realizada pelo Gabinete do Vice-Governador, em parceria com a Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS).

Além da calçada brincante, o programa prevê melhorias nos estabelecimentos prisionais, como a instalação de fraldários, cadeiras de amamentação e armários. Essas adaptações visam proporcionar ambientes mais seguros e respeitosos para crianças que necessitam fazer a troca de fraldas antes de entrar nas unidades prisionais para visitar seus familiares.

O vice-governador Gabriel Souza destaca que essa iniciativa busca criar ambientes seguros e de convivência familiar, garantindo a manutenção dos vínculos durante o cumprimento de pena. As adaptações incluem desenhos no chão, proporcionando às crianças atividades que estimulam a motricidade ampla.

Essas ações resultam de um estudo sobre a primeira infância no contexto prisional, com o objetivo de compreender melhor as necessidades desse público e adequar os espaços frequentados durante visitas. O secretário Luiz Henrique Viana ressalta a importância de garantir o direito das crianças de conviverem com seus pais, mesmo em situações de privação de liberdade.

A implementação da calçada brincante em Ijuí contou com a participação de um apenado, Cristian Geiger, responsável pela pintura do local. Ele destaca a importância dessa iniciativa para o entretenimento das crianças durante as visitas.

A diretora da PMEI, Darlen Bugs, enfatiza que o sistema prisional vai além do encarceramento, buscando garantir oportunidades e direitos das pessoas privadas de liberdade. A manutenção dos vínculos familiares é considerada fundamental, e as adaptações visam criar memórias afetivas positivas para as crianças durante as visitações.

As visitas das crianças aos familiares na PMEI ocorrem no último final de semana de cada mês, acompanhadas pelo responsável legal, proporcionando um ambiente mais humanizado e propício ao convívio familiar.

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br