17.1 C
Rio Grande do Sul
domingo, abril 28, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Hospital em Boston realiza histórico transplante de rim de porco para paciente...

Hospital em Boston realiza histórico transplante de rim de porco para paciente humano

Avanço médico inédito oferece esperança a pacientes com doença renal em estágio terminal

Um hospital em Boston, nos Estados Unidos, anunciou nesta quinta-feira (21) que realizou com sucesso o primeiro transplante de rim de um porco geneticamente modificado para um paciente de 62 anos com doença renal em estágio terminal.

O paciente, identificado como Richard Slayman, residente em Weymouth, Massachusetts, está se recuperando bem e deverá receber alta em breve, de acordo com informações fornecidas pelo hospital.

A operação, que durou quatro horas, foi realizada em 16 de março e foi descrita como um marco inédito na busca por disponibilizar órgãos rapidamente para pacientes.

O rim do porco foi modificado geneticamente com a tecnologia CRISPR-Cas9, que envolve a remoção de genes potencialmente prejudiciais e a adição de genes humanos para torná-lo compatível com o corpo humano. Retrovírus endógenos no porco foram inativados para reduzir o risco de infecções.

A empresa de Massachusetts chamada eGenesis forneceu o animal doador. A empresa se especializa em transplantes e modificação de organismos animais para torná-los compatíveis com humanos, em um processo conhecido como xenotransplante.

Richard Slayman, que sofre de diabetes tipo 2 e hipertensão, já havia recebido um rim humano em dezembro de 2018. No entanto, cinco anos depois, o rim transplantado começou a causar problemas, levando-o de volta à diálise. Isso resultou em problemas vasculares, exigindo exames frequentes e afetando significativamente sua qualidade de vida.

O hospital destacou que a demanda por rins é alta nos Estados Unidos, com uma lista de espera de 1.400 pacientes apenas nesse hospital. Muitos pacientes morrem sem receber um transplante, de acordo com a Sociedade Americana de Nefrologia.

Nos Estados Unidos, cerca de 100 mil pessoas aguardam por transplantes de todos os tipos, e em média, 17 pessoas morrem diariamente sem receber um, de acordo com a Rede Nacional de Transplantes de Órgãos.

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br