29.1 C
Rio Grande do Sul
terça-feira, maio 7, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Imagens dos estragos do suposto tornado no Noroeste do Rio Grande do...

Imagens dos estragos do suposto tornado no Noroeste do Rio Grande do Sul impressionam

LEANDRO QUIRINO

Os municípios de Doutor Mauricio Cardoso, Horizontina, Nova Candelária, Humaitá, Sede Nova e Campo Novo, localizados no Noroeste do Rio Grande do Sul, foram severamente afetados pelos intensos ventos registrados ne quarta-feira, 12.

Na propriedade de Pedro Jorge Hanauer , na localidade de Santa Lúcia, Nova Candelária, os estrago foi assustador. Onde havia uma lavanderia, só restou o vaso sanitário. a máquina de lavar o freezer, foram parar há 100 metros de distancia.

Sete famílias ficaram desabrigadas após árvores derrubadas pelo vento destruírem os telhados de suas casas. Segundo a Prefeitura, a região urbana da cidade não foi impactada. Especialistas da MetSul afirmam que, devido às características do fenômeno, a causa provável é um tornado.

21 Pessoas ficaram feridas e uma continua internada, se risco de morte, em Sede Nova.

Na tarde de sexta-feira, 14, o governador em exercício, Gabriel de Souza sobrevoou a região afetada.

O município de Sede Nova, na Região Celeiro, decretou estado de calamidade pública em razão dos danos causados pelo ciclone extratropical que atingiu o RS nesta quarta-feira (12/07). Conforme a administração municipal, 80% da cidade foi praticamente destruída pelo fenômeno climático.

Segundo a Prefeitura, 21 pessoas ficaram feridas. Um morador precisou ser levado para o hospital.

Com a força do vento, cerca de 500 casas tiveram danos estruturais. Além disso, vários galpões e chiqueiros foram totalmente destruídos. Também foi registrada a queda de árvores e postes de energia. Não há previsão de retorno do abastecimento de luz e água no município.

Em seus perfis nas redes sociais, a Prefeitura de Sede Nova, cuja população atual é de 2.704 habitantes, lançou uma campanha para ajudar os moradores que perderam suas residências e todos os pertences: “Sede Nova precisa de ajuda” e divulgou dados para doações de todo tipo. No salão paroquial da cidade e Sede Nova está montada a central de atendimento às pessoas atingidas pelo temporal de ontem à tarde, com repasse de lonas para cobertura de imóveis, colchões, roupas e outros produtos.”

“Foi muito feio, nunca visto por estes lados. Está muito difícil”, contou Fabio Lopes, chefe de gabinete do prefeito Leandro Cortelli Baungrat. A cidade conta com o apoio de outras prefeituras, da Defesa Civil do RS, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros. “Teremos que fazer toda a limpeza da cidade por causa das árvores caídas e casas destruídas”, afirma o assessor.

VOCÊ É 100295072ª PESSOA QUE VISITOU O GAUDÉRIO NEWS.
MUITO OBRIGADO.
VOLTE SEMPRE QUE QUISER SE MANTER BEM INFORMADO.

Gaudério News – Integrante da UPOR, União dos Portais On Line Regional

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br