O McDonald’s anunciou mudanças significativas em suas práticas de diversidade, equidade e inclusão (DEI), tornando-se mais uma grande empresa americana a ajustar suas políticas após a decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos que encerrou a ação afirmativa nas admissões universitárias.
A rede de fast food informou, na segunda-feira (6), que deixará de solicitar aos fornecedores compromissos formais com metas relacionadas a DEI. Em vez disso, adotará uma abordagem integrada ao discutir inclusão em relação ao desempenho comercial. A empresa também decidiu retirar-se de pesquisas externas que avaliam diversidade corporativa e reformular o nome de seu comitê de diversidade, que passará a ser chamado de “Equipe de Inclusão Global”.
“Estamos nos afastando do compromisso mútuo da Supply Chain com o DEI para focar em uma discussão mais ampla e alinhada com o desempenho de negócios”, destacou a companhia em comunicado.
Outra mudança anunciada é o fim do estabelecimento de metas específicas de representação em sua força de trabalho. O McDonald’s afirmou que continuará promovendo práticas inclusivas, mas dentro do contexto de suas operações e processos comerciais diários.
Impacto da decisão da Suprema Corte
A decisão da Suprema Corte, tomada em junho de 2023, reverteu décadas de políticas afirmativas nas admissões universitárias, uma conquista histórica do Movimento pelos Direitos Civis nos anos 1960. Desde então, empresas e instituições vêm ajustando programas voltados ao apoio de grupos minoritários, refletindo uma mudança no clima político e social em relação a iniciativas progressistas.
Com as alterações, o McDonald’s sinaliza um reposicionamento estratégico, ao mesmo tempo em que enfrenta o desafio de equilibrar inclusão e eficiência operacional no ambiente corporativo atual.