24.1 C
Rio Grande do Sul
sábado, abril 27, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Ministério da Saúde lança Programa para Reduzir Espera por Atendimentos no SUS

Ministério da Saúde lança Programa para Reduzir Espera por Atendimentos no SUS

Ministério da Saúde lança Programa para Reduzir Espera por Atendimentos no SUSIniciativa visa agilizar cirurgias, exames e tratamentos, fortalecendo o SUS Digital e promovendo cuidados integrados aos pacientes; 99,9% dos municípios já aderiram ao programa.

O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira (08) o Programa Mais Acesso a Especialistas, com o objetivo de diminuir o tempo de espera por cirurgias, exames e tratamentos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa fortalece o SUS Digital, facilitando o acesso a informações e ampliando os atendimentos remotos. Dados do ministério indicam que 99,9% dos municípios já aderiram ao sistema.

O atual modelo de serviços de saúde, tanto públicos quanto privados, prioriza procedimentos isolados, como consultas e exames, em detrimento do cuidado integral ao paciente e da solução rápida dos problemas de saúde. Com o Programa Mais Acesso a Especialistas, os serviços de saúde serão incentivados a adotar uma abordagem centrada na necessidade do paciente, integrando exames, consultas e acompanhamentos.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, enfatizou que o objetivo é reduzir o tempo de espera e garantir que os pacientes recebam cuidados integrados e de qualidade. “As pessoas precisam ser tratadas com dignidade, e o sistema de saúde deve resolver os problemas de saúde, não adiá-los”, pontuou.

No novo modelo de atendimento, equipes de Saúde da Família revisarão o cadastro de pacientes para oferecer um atendimento personalizado, criando um vínculo com o paciente e fazendo um acompanhamento territorial adaptado às particularidades de cada região.

A meta do governo federal é criar, até 2026, 2.360 equipes de Saúde da Família, 3.030 equipes de Saúde Bucal e mil multiprofissionais, visando alcançar 80% de cobertura de pessoas com acesso e atendimento de qualidade na atenção primária.

Além disso, o Ministério da Saúde está investindo em telessaúde, com a abertura de chamada pública para o SUS Digital. Todos os estados e municípios aderiram ao programa, e serão destinados R$ 460 milhões para apoiar a transformação digital na saúde.

Atualmente, 24 núcleos de telessaúde estão em operação no país, oferecendo consultas online com especialistas e facilitando o diagnóstico remoto de médicos da atenção primária.

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br