15.1 C
Rio Grande do Sul
sexta-feira, maio 10, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Perspectivas de exploração de petróleo no RS são renovadas

Perspectivas de exploração de petróleo no RS são renovadas

 Bacia de Pelotas tem condições geológicas semelhantes com área na Namíbia onde reservatório foi encontrado   |    Com informações -  Karina Reif

A descoberta de petróleo na Namíbia reacendeu a esperança de encontrar óleo na Bacia de Pelotas, localizada entre o Sul da ilha de Florianópolis até a divisa com o Uruguai. As condições geológicas na Namíbia são semelhantes à formação do Rio Grande do Sul, e há indícios de reservatórios no Uruguai. A área faz parte do leilão da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) do 4º Ciclo de Oferta Permanente de Concessão, marcado para 13 de dezembro, com 165 blocos em oferta, a uma distância de 150 a 300 quilômetros da costa.

Os pesquisadores são otimistas com a possibilidade de ampliação dos estudos na Bacia de Pelotas, esperando um maior investimento dos órgãos competentes na prospecção de óleo e gás. A greve de interesses por parte das empresas indica um possível ressurgimento do interesse na região.

No entanto, o investimento na Bacia de Pelotas é arriscado, pois desde 1958, foram feitas 20 tentativas de perfuração, e todos os poços estavam secos. A Bacia de Pelotas sempre ficou à margem do interesse, com o foco voltado para outras regiões do país, como as bacias de Santos e Campos, mais ricas em petróleo.

Apesar das incertezas, a recente descoberta de petróleo na Namíbia e os indícios no Uruguai motivam o interesse pelo desenvolvimento de atividades na Bacia de Pelotas. No entanto, o pesquisador alerta que é cedo para fazer comparações com o pré-sal ou outras bacias brasileiras devido ao trabalho exploratório incipiente realizado até o momento.

Enquanto a exploração de óleo e gás na Bacia de Pelotas permanece incerta, os parques eólicos offshore estão avançando na região. Mais de 60 pedidos para parques offshore já estão em processo de licenciamento, indicando uma atividade mais dinâmica em comparação com a exploração de petróleo, que tem um ritmo mais lento.


Conheça nosso canal no Youtube
Faça parte da nossa Fã-page no Facebook
Curta nosso Instagram
FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM CLIQUE AQUI


VOCÊ É 100297292ª PESSOA QUE VISITOU O GAUDÉRIO NEWS.
MUITO OBRIGADO.
VOLTE SEMPRE QUE QUISER SE MANTER BEM INFORMADO.
Gaudério News – Integrante da UPOR, União dos Portais On Line Regional e do Grupo de Portais de Notícias Independentes do RS

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br