13.1 C
Rio Grande do Sul
quinta-feira, maio 9, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -PGR avaliará se reabre inquérito sobre queda de avião que matou Eduardo...

PGR avaliará se reabre inquérito sobre queda de avião que matou Eduardo Campos

Político cumpria agenda de campanha à Presidência quando sofreu acidente, em 2014  |   AE

O juiz federal Roberto Lemos dos Santos Filho, da 5ª Vara Federal Criminal de Santos, tomou a decisão de encaminhar à Procuradoria-Geral da República (PGR) a solicitação do advogado Antônio Campos, irmão do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, para a reabertura do inquérito sobre a morte do político, que na época era candidato à Presidência da República. O trágico incidente ocorreu em 13 de agosto de 2014, quando o avião Cessna 560XL, no qual Campos viajava de campanha do Rio de Janeiro para o Guarujá, caiu em uma área residencial em Santos.

Em um despacho divulgado recentemente, o juiz Lemos destacou a singularidade do caso e indicou que o encaminhamento à PGR tem o propósito de “assegurar a revisão da investigação e consolidar a correção da conclusão alcançada”. Na ocasião, o Ministério Público Federal se recusou a reabrir o caso, mesmo diante dos “fatos novos” apresentados por Antônio Campos.

O inquérito, que foi arquivado em 2019, resultou em uma conclusão inconclusiva. Os investigadores não conseguiram determinar com precisão a causa da queda da aeronave nem identificar os responsáveis por possíveis crimes ou falhas, apresentando quatro hipóteses para o incidente.

Em julho deste ano, Antônio Campos anunciou sua intenção de solicitar a reabertura do caso, fundamentando seu pedido em um parecer técnico de 246 laudas. Segundo o advogado, a petição apresentada ao tribunal também “fornece um roteiro para chegar aos possíveis responsáveis” pelo que ele descreve como um “acidente provocado”.

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br