31.1 C
Rio Grande do Sul
terça-feira, maio 7, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Por que as redes sociais têm feito mal a tantas pessoas?

Por que as redes sociais têm feito mal a tantas pessoas?

As redes sociais se tornaram parte integrante da vida de milhões de pessoas em todo o mundo. Permitem conectar-nos com amigos e familiares, ou mesmo desconhecidos/futuros conhecidos, compartilhar informações e experiências, e aprender sobre inúmeros assuntos, alguns muito úteis e presentes no dia a dia. No entanto, o uso excessivo das redes sociais pode ter consequências negativas para a saúde mental e emocional das pessoas.

É o que parece estar ocorrendo, com aumento de casos de depressão, ansiedade e até suicídio, além de irritabilidade, preconceito e fake news nas redes.

A comparação social

Uma das principais maneiras pelas quais as redes sociais podem prejudicar a saúde mental é por meio da comparação social. Quando estamos constantemente expostos a imagens e postagens de outras pessoas que parecem estar vivendo vidas perfeitas (só parecem), é natural começarmos a nos comparar a elas. Isso pode levar a sentimentos de inadequação, baixa autoestima e depressão.

O vício

O uso excessivo das redes sociais também pode levar ao vício. Quando estamos constantemente checando nossas contas nas redes sociais, estamos nos dando uma dose constante de dopamina, o hormônio do prazer. Isso pode levar a um ciclo de dependência, no qual precisamos cada vez mais de estimulação para nos sentirmos bem.

Ao mesmo tempo, hormônios nem tão “do bem” podem ser liberados pelas redes sociais…

O cyberbullying

O cyberbullying é outro problema sério que pode ser causado pelo uso das redes sociais. O cyberbullying é a utilização de tecnologias digitais para assediar, ameaçar ou intimidar outras pessoas. Pode ter um impacto devastador nas vítimas, levando a sentimentos de isolamento, vergonha e até mesmo pensamentos suicidas.

Efeitos na saúde mental

Estudos mostram que o uso excessivo das redes sociais (cada pessoa tem seu “limite”, portanto, a questão de intensidade é subjetiva) pode aumentar o risco de depressão, ansiedade, baixa autoestima e outros problemas de saúde mental. Um estudo publicado na revista Child Development, por exemplo, mostrou que adolescentes que usavam as redes sociais por mais de duas horas por dia tinham mais chances de apresentar sintomas de depressão do que aqueles que usavam por menos de 30 minutos por dia.

Como lidar com os efeitos negativos das redes sociais

Se você está preocupado com os efeitos negativos das redes sociais na sua saúde mental, existem algumas coisas que pode fazer para lidar com isso:

  • Limite o seu tempo de uso. Estabeleça um limite diário para o tempo que você passa nas redes sociais e tente cumpri-lo.
  • Seja mais seletivo(a) com o que você vê. Não siga pessoas que postam conteúdo que o deixe se sentindo mal.
  • Concentre-se no que você tem, não no que os outros têm. Lembre-se de que as pessoas nas redes sociais só mostram o melhor de si, ou o que nem corresponde à realidade delas.
  • Procure ajuda profissional, se necessário. Se você estiver sentindo os efeitos negativos das redes sociais na sua saúde mental, procure ajuda profissional.

As redes sociais podem ser uma ferramenta poderosa para nos conectarmos com outras pessoas, aprender, ensinar, debater de forma saudável. No entanto, é importante que as utilizemos de forma responsável, conscientes dos seus potenciais efeitos negativos, que se manifestam tanto psíquica quanto fisicamente. Vigie suas interações!

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br