19.1 C
Rio Grande do Sul
domingo, abril 28, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Prefeitura assina contrato para instalação do Polo Tecnológico Tecnopuc Agro Santa Rosa

Prefeitura assina contrato para instalação do Polo Tecnológico Tecnopuc Agro Santa Rosa

Em breve Santa Rosa vai contar com uma extensão do Parque Científico e Tecnológico da PUC/RS, no município. O Prefeito Anderson Mantei assinou nesta sexta-feira (22), o contrato da parceria entre a Prefeitura e a instituição de ensino para a instalação do Polo Tecnológico Tecnopuc Agro Santa Rosa. A ação aconteceu no auditório do Hotel Imigrantes, em um almoço de inovação e negócios. Participaram do evento, lideranças empresariais, políticas e de instituições de toda a região. O objetivo do projeto é atrair investimentos de empresas inovadoras e startups para estimular a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias e consequentemente, impulsionar o desenvolvimento econômico, social e tecnológico de Santa Rosa e da região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, através da geração de emprego, trabalho e renda.

Na oportunidade, o Reitor da PUC/RS, Ir. Evilázio Teixeira, falou aos presentes sobre o papel da instituição no desenvolvimento. A partir de agora, será realizado um estudo técnico para planejar e estruturar a implementação do hub Tecnopuc de inovação voltado para o setor Agro em Santa Rosa. Essa é uma pauta que vem sendo trabalhada há muito tempo pelo Prefeito Anderson Mantei, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Odaylson Eder e o Deputado Federal, Osmar Terra, idealizador da proposta. “Este é um momento diferenciado para Santa Rosa, pois o polo Tecnopuc possui laboratórios de grandes empresas que vão desenvolver novas tecnologias aqui e tornar o município um dos maiores centros de pesquisas no Brasil”, destacou Terra.

A Tecnopuc de Porto Alegre é o principal parque tecnológico da América Latina e o 4º maior polo de inovação do mundo. Possui um movimento diário de 25 mil pessoas e conta com a presença das principais empresas de tecnologia do mundo. Pela primeira vez, o parque vai ter uma extensão da capital no interior do Rio Grande do Sul. O Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUC/RS e do Tecnopuc, Jorge Audy, ressaltou essa nova parceria, “Esse projeto só tem sentindo se mudar a qualidade de vida das pessoas. Vamos trabalhar muito para atingir as expectativas de toda a região e avançar com esse projeto. É a primeira vez que a PUC sai de dentro da universidade para um projeto como esse”.

O projeto terá parceria com a Unijuí. O Prefeito Anderson Mantei, ressaltou que este é um grande momento para a cidade, “Ninguém faz nada sozinho, por isso queremos todas universidades juntas para esse grande projeto”. Ele ainda reforçou que em breve, a comunidade vai poder conhecer o novo parque tecnológico, o primeiro no interior do estado do Rio Grande do Sul, “Nós vamos dar início hoje no nosso polo de tecnologia que vai virar a chave da nossa região e contar com a participação de grandes pesquisadores. Esse movimento vai incentivar aos jovens produzir tecnologia aqui. São anos e anos de resiliência do Terra para esse projeto e hoje, nós podemos viver essa realidade que vai ser transformadora para que nós possamos reter talentos de toda a nossa região”.

Diversas empresas do município já manifestaram interesse em participar do Polo Tecnopuc. O Deputado Osmar Terra garantiu R$ 1,5 milhão por ano, para o projeto. Anderson também afirmou que não faltarão recursos para viabilidade do polo em Santa Rosa. O Governo Municipal irá investir nesta primeira etapa do projeto, R$ 570.000,00 de recursos próprios da Prefeitura.

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br