19.1 C
Rio Grande do Sul
domingo, abril 28, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Reforma tributária: alteração no Senado pode elevar novo imposto, admite Haddad

Reforma tributária: alteração no Senado pode elevar novo imposto, admite Haddad

Como o relator ampliou o número de benefícios tributários na cobrança da alíquota de 27%, o ministro Haddad prevê aumento da taxa em 0,5 ponto percentual   |    Jornal da Band

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), disse que as mudanças do Senado no texto da reforma tributária devem elevar em meio ponto percentual a alíquota do imposto em criação. Nesta quinta-feira (2), o petista e o relator da proposta no Senado, Eduardo Braga (MDB), repassaram o texto ponto a ponto.

Enquanto o congresso discute, a população e o setor produtivo permanecem com uma das cargas tributárias mais pesadas do mundo.

O texto da reforma tributária deve ser votado na semana que vem na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Se aprovado, vai a plenário, onde precisa de 49 votos em dois turnos.

O principal ponto é a unificação de cinco tributos em um. O imposto terá dois destinos: uma parte para a União e a outra para estados e municípios. Como o relator ampliou o número de exceções (benefícios tributários) na cobrança da alíquota de 27%, Haddad prevê aumento da taxa.

“Em relação à versão que saiu da Câmara, aumenta em cerca de meio ponto a alíquota média e a mesma porque a reforma tributária não tem aumento de carga”, contou Haddad.

Os benefícios, no entanto, serão revisados a cada cinco anos para avaliar as metas de desempenho de cada setor.

“Nós criamos uma trava na reforma tributária da carga tributária. Essa trava garante a neutralidade do tributo sobre o povo Brasileiro”, considerou Braga.

Após a Câmara aprovar o texto-base da reforma tributária, em julho deste ano, o Ministério da Fazenda calculou que, ao considerar as exceções aprovadas pelos deputados, a alíquota-padrão do IVA (Imposto de Valor Agregado) ficaria entre 25,45% e 27%, ao passo que a tributação sobre o consumo cairia abaixo dos atuais 34,4%.


Conheça nosso canal no Youtube
Faça parte da nossa Fã-page no Facebook
Curta nosso Instagram
FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM CLIQUE AQUI


VOCÊ É 100281103ª PESSOA QUE VISITOU O GAUDÉRIO NEWS.
MUITO OBRIGADO.
VOLTE SEMPRE QUE QUISER SE MANTER BEM INFORMADO.
Gaudério News – Integrante da UPOR, União dos Portais On Line Regional e do Grupo de Portais de Notícias Independentes do RS

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br