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sexta-feira, abril 26, 2024
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Retorno às aulas no RS registra queda de 7,7% no número de matriculados

O início do ano letivo na rede estadual do Rio Grande do Sul traz consigo uma série de debates e desafios cruciais para a educação pública. Entre os principais temas em pauta estão o Novo Ensino Médio, a ampliação do turno integral e a preocupante redução no número de alunos matriculados.

De acordo com dados da Secretaria de Educação do Estado, aproximadamente 690 mil alunos estão matriculados em 2.342 escolas estaduais, o que representa uma queda significativa de 53 mil alunos em comparação com o ano anterior. Especialistas atribuem essa redução, em parte, à evasão escolar, um problema que tem preocupado as autoridades educacionais.

Como medida para combater a evasão, o governo estadual aderiu ao programa federal Pé-de-Meia, que prevê repasses financeiros anuais de R$ 3 mil por estudante, além de implementar medidas como o Todo Jovem na Escola, que oferece bolsas a estudantes de baixa renda do Ensino Médio.

Além da diminuição no número de alunos, a rede estadual também enfrenta uma redução no quadro de professores. Atualmente, são 49,7 mil profissionais, em comparação com os 57 mil do ano anterior. Para suprir essa demanda, está previsto um novo concurso público com 3 mil vagas para educadores no segundo semestre de 2024.

Paralelamente, os debates sobre a reforma do Ensino Médio continuam em andamento, com discussões sobre a revogação do Novo Ensino Médio. A Secretaria de Educação também atualizou a matriz curricular do Ensino Médio, incluindo disciplinas eletivas como parte das mudanças propostas.

Uma das iniciativas mais importantes deste ano é a implementação do Ensino Médio em tempo integral, com 205 escolas previstas para adotar essa modalidade. No entanto, problemas de infraestrutura persistem em algumas escolas, com oito ainda interditadas devido a danos causados por temporais em 2023.

Apesar dos desafios, os investimentos em obras nas escolas continuam sendo uma prioridade, com destaque para a conclusão das obras no Instituto de Educação General Flores da Cunha, que estava fechado desde 2016.

Em suma, o retorno às aulas na rede estadual do Rio Grande do Sul é marcado por uma série de questões complexas que exigem atenção e ação imediata por parte das autoridades educacionais. A busca por soluções eficazes para garantir uma educação de qualidade a todos os alunos permanece como um objetivo fundamental neste novo ano letivo.

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