24.1 C
Rio Grande do Sul
sexta-feira, abril 26, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Saiba como votaram os senadores do RS na sessão que aprovou Reforma...

Saiba como votaram os senadores do RS na sessão que aprovou Reforma Tributária

Ao todo, proposta foi aprovada por 53 votos a 24     |    Com informações -  Correio do Povo

Na noite de quarta-feira, a proposta de emenda à Constituição da Reforma Tributária foi aprovada por 53 votos a favor e 24 contra. Entretanto, os senadores realizaram alterações no texto, que agora retornará para uma segunda análise na Câmara dos Deputados. O governo federal espera promulgar a PEC até o final deste ano. Vale destacar que a PEC, por se tratar de uma proposição legislativa que altera a Constituição Federal, não requer a sanção do presidente da República, e o tema é discutido no Brasil há pelo menos 40 anos.

Na atual legislatura, o Rio Grande do Sul conta com três senadores em exercício: Hamilton Mourão (Republicanos), Luis Carlos Heinze (PP) e Paulo Paim (PT). O posicionamento de cada um foi o seguinte:

  • Hamilton Mourão: não
  • Luis Carlos Heinze: não
  • Paulo Paim: sim

A proposta, originalmente apresentada pelo deputado Baleia Rossi (MDB-SP), passou por modificações significativas sob a relatoria no Senado, conduzida por Eduardo Braga (MDB-AM), que incorporou diversas alterações. A essência da PEC visa simplificar os tributos e o modelo em funcionamento no país, propondo a substituição de cinco tributos (ICMS, ISS, IPI, PIS e Cofins) por três: Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e Imposto Seletivo (IS). A proposta também inclui isenção de produtos da cesta básica, entre outras medidas.

O relator ressaltou que a proposta não resultará em aumento da carga tributária, estabelecendo uma “trava” para a cobrança dos impostos sobre o consumo, ou seja, um limite que não poderá ser ultrapassado. Braga afirmou: “O contribuinte não pode continuar a sustentar o peso do estado. Se o receio é que a aprovação da PEC acarrete aumento da carga tributária, temos a convicção de que o modelo garante que isso não ocorrerá.”

Ao longo da discussão no Senado, o texto recebeu aproximadamente 830 emendas, com Braga acatando parte das sugestões durante a votação em segundo turno. Destaques apresentados por senadores da oposição para limitar a soma das alíquotas dos tributos foram rejeitados, incluindo emendas que propunham tetos de 20% e 25%.


Conheça nosso canal no Youtube
Faça parte da nossa Fã-page no Facebook
Curta nosso Instagram
FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM CLIQUE AQUI


VOCÊ É 100279940ª PESSOA QUE VISITOU O GAUDÉRIO NEWS.
MUITO OBRIGADO.
VOLTE SEMPRE QUE QUISER SE MANTER BEM INFORMADO.
Gaudério News – Integrante da UPOR, União dos Portais On Line Regional e do Grupo de Portais de Notícias Independentes do RS

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br