29.1 C
Rio Grande do Sul
sexta-feira, abril 26, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Santa Rosa tem 04 EMEFs com turno integral

Santa Rosa tem 04 EMEFs com turno integral

Fortalecer as práticas educativas escolares e valorizar a formação de um cidadão mais consciente, crítico e participativo na sociedade, trabalhando o sujeito como um todo. É disso que trata o turno integral, uma ação que vem sendo ampliada pela Prefeitura de Santa Rosa. Neste início de ano letivo, mais duas Escolas de Ensino Fundamental do município passaram a contar com esta modalidade, a EMEF Érico Veríssimo e EMEF Princesa Isabel, ambas Escolas do Campo. Mais de 400 alunos da Rede Municipal de Ensino são atendidos no turno integral.

Com o olhar na formação humana, cada escola é responsável por planejar as atividades pedagógicas e de aprendizagem no turno integral. O Vice-Prefeito Aldemir Ulrich e a Secretária de Educação e Cultura, Lires Zimmermann, estiveram na EMEF Érico Veríssimo, onde a modalidade iniciou recentemente para os alunos da pré-escola e 1º ano.  Nas duas Escolas do Campo, o foco é aprofundar os conhecimentos voltados à terra, ao cultivo e à gestão de propriedades rurais. A Secretária Lires destaca os benefícios desta modalidade de ensino, “Além da melhoria do aprendizado tradicional, o ensino em tempo integral auxilia no desenvolvimento de um conjunto de talentos e habilidades que contribuem para a formação socioemocional, esportiva e cultural dos estudantes”.

No turno integral, os alunos recebem quatro refeições e participam de diversos projetos nas áreas de artes, esportes e recreação. Além das 04 EMEFs com turno integral, diversas outras escolas da Rede Municipal possuem o contraturno escolar, onde são ofertadas atividades e oficinas extracurriculares aos estudantes, no turno inverso ao que ele estuda. O objetivo é diversificar a oferta de práticas educativas, esportivas, culturais e sociais na escola, “Com mais opções fora do horário convencional, os alunos têm a possibilidade de desenvolverem novas vocações e melhorarem o desempenho naquilo que realmente gostam”, finaliza a Secretária de Educação.

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br