24.1 C
Rio Grande do Sul
sexta-feira, abril 26, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Sefaz RS moderniza aplicativo do IPVA para oferecer maior segurança e praticidade...

Sefaz RS moderniza aplicativo do IPVA para oferecer maior segurança e praticidade aos contribuintes

Atualização inclui pagamento via Pix e login gov.br, facilitando acesso aos serviços e garantindo proteção dos dados

Com o intuito de modernizar e aprimorar os serviços oferecidos e sempre em busca de tecnologias que tragam benefícios à sociedade, a Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio da Receita Estadual (RE), promoveu recentemente uma atualização no funcionamento do aplicativo do IPVA RS. O foco principal dessa ação foi fortalecer a segurança no acesso aos dados.

Após um período de inatividade na última semana para procedimentos de manutenção, o acesso aos serviços disponíveis no aplicativo do IPVA RS foi restabelecido. Tanto o aplicativo quanto o site, que também foi atualizado na última sexta-feira (05), agora requerem o login gov.br, o mesmo utilizado para acessar os serviços do governo federal.

A partir desta terça-feira (09), os usuários serão automaticamente direcionados para o cadastro federal sempre que precisarem gerar o QR Code para pagamento à vista ou em parcelas via Pix, taxas de licenciamento, multas, bem como para consulta e quitação do IPVA de anos anteriores.

O pagamento do IPVA 2024 via Pix está disponível em mais de 760 instituições e é válido tanto para quem optou pelo parcelamento quanto para quem prefere pagar em parcela única. Aqueles que ainda não possuem login gov.br devem se cadastrar ou procurar instituições credenciadas, tais como Banrisul, Bradesco (apenas para correntistas), Sicredi, Sicoob, Banco do Brasil e lotéricas da Caixa Econômica Federal, para efetuar o pagamento do imposto.

Para os contribuintes que estão pagando o tributo de forma parcelada via Pix, é necessário gerar um novo QR Code a cada mês para quitar a parcela. É fundamental realizar os pagamentos dentro dos prazos estabelecidos para manter o parcelamento em dia.

Instruções de Acesso:

O aplicativo do IPVA RS está disponível para download em dispositivos móveis na Play Store (Android) e na App Store (iOS). Para utilizá-lo em computadores ou notebooks, é possível acessar o site e utilizar os serviços após fazer login na conta gov.br. É necessário possuir os selos prata ou ouro para acessar determinadas funcionalidades. Para informações sobre como obter o nível prata ou ouro, acesse o site gov.br.

Vencimento por Placas:

O vencimento do imposto por placas ocorre a partir da penúltima semana de abril, de 24 a 30, conforme cronograma estabelecido pela RE. Os contribuintes que realizarem o pagamento neste mês não terão desconto de antecipação, mas poderão usufruir das reduções oferecidas pelos programas Bom Motorista e Bom Cidadão até a data de vencimento da placa, caso sejam elegíveis. Para consultar o valor do IPVA ou gerar o QR Code, é necessário acessar o site ou aplicativo do IPVA RS e autenticar-se através do login gov.br.

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br