14.9 C
Rio Grande do Sul
domingo, abril 28, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Sítio das Amoras é nova oportunidade de turismo rural em São José...

Sítio das Amoras é nova oportunidade de turismo rural em São José do Inhacorá

Em um despertar para os potenciais do turismo rural no Noroeste gaúcho, mais um empreendimento foi inaugurado nesta quinta-feira (22/02). Quem chega ao Sítio das Amoras, em São José do Inhacorá, é recepcionado em um ambiente aconchegante, de natureza abundante e com diversas oportunidades de vivenciar potencialidades do meio rural. Açude para pesca esportiva, pequenos animais para interação, vasto gramado, áreas de descanso e lazer, árvores frutíferas, churrasqueira, espaço para fogueira, tirolesa, balanços, trilha interativa com a natureza estão entre os atrativos do local.

 

Localizado na Linha Oito é resultado de um sonho da família Hauppenthal. Ao som da água corrente e dos pássaros, diversas lideranças foram recepcionadas no ato inaugural, entre elas o prefeito Gilberto Hammes, o vice-prefeito Erasmo Luís Fritzen, secretários municipais, extensionistas da Emater/RS-Ascar, integrantes do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), representantes de agentes financeiros, assim como familiares e amigos.

 

No ato de inauguração, alimentos produzidos no sítio, com o sabor da diversidade da agricultura familiar, foram degustados e os presentes tiveram a oportunidade de experienciar a trilha verde e a energia da natureza abundante do local.

 

A extensionista da Emater/RS-Ascar Vânia Manjabosco Lorenzoni lembrou da trajetória da família, que recebe a assistência da Instituição desde 1994, quando o casal Laurindo e Brígida implantou a piscicultura. Ao longo dos anos, a família procurou aprimorar suas atividades e a extensionista enfatizou a proatividade, a união e a dedicação no trabalho que culminou no ambiente organizado e repleto de atrativos que pode ser observado no Sítio das Amoras, coordenado pelo casal e a filha dos proprietários, Clarice, além do genro, Celso.

 

O prefeito, Gilberto Hammes, expressou o reconhecimento ao empenho da família para realizar o sonho de longa data, assim como à parceria entre a Emater/RS-Ascar, administração municipal e famílias para promover o desenvolvimento no meio rural.

 

Clarice comenta que a ideia passou a ser posta em prática depois de os filhos, Matheus e Sara, receberem colegas da escola no local, que relataram ficar muito satisfeitos com a experiência e a possibilidade de comer frutas frescas, a exemplo das amoras. “A partir disso acendeu a luzinha de que seria possível fazer algo diferente, que oportunizasse outras pessoas a vivenciar esse tipo de experiência. Começamos a reorganizar o espaço e estamos preparados para receber as escolas e permitir que as crianças e adolescentes interajam com a horta e entendam de onde vêm os alimentos, além de interagir com a natureza e espaços de lazer e recreação”, comenta Clarice, que explica ainda que durante a semana a proposta é receber escolares e outros grupos dirigidos, com possibilidade também de fornecer lanches, e nos finais de semana abrir o espaço para que famílias possam conhecer também o local.

 

 

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br