25.1 C
Rio Grande do Sul
sexta-feira, abril 26, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Surto de Dengue em Porto Alegre: Casos Confirmados Chegam a 1.526 em...

Surto de Dengue em Porto Alegre: Casos Confirmados Chegam a 1.526 em 2024

Secretaria de Saúde Alerta para Aumento Alarmante de Infecções Locais e Importadas, e Ativa Plano de Contingência

Porto Alegre registra um total de 1.526 casos confirmados de dengue até o ano de 2024. Dentro desse número, 1.253 foram adquiridos localmente na cidade, enquanto 216 são casos importados de infecção ocorrida fora do município, e 57 casos não tiveram sua origem determinada.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu um total de 15.178 notificações de casos suspeitos até o dia 6 de abril deste ano. Comparando com o mesmo período do ano anterior, em 2023, houve um aumento significativo, com 1.973 notificações e 956 casos confirmados.

Esses dados foram divulgados no boletim epidemiológico publicado na segunda-feira, 08 de abril, pela Diretoria de Vigilância em Saúde da SMS. O boletim compreende informações acumuladas até a semana epidemiológica 14 de 2024.

Observou-se que a faixa etária mais afetada continua sendo a dos 21 a 30 anos, representando 17,8% dos casos confirmados (272 casos), e a maioria dos pacientes são do sexo feminino, totalizando 816 casos (53,4%). Os sintomas mais relatados incluem febre (presente em 93,9% dos casos), seguidos de mialgia, cefaleia e náuseas. Infelizmente, foi confirmado um óbito na cidade relacionado à dengue.

A distribuição dos casos ocorre em toda a cidade, com maior incidência nos bairros São João, São Geraldo, Higienópolis e Pedra Redonda. A incidência é medida pelo número de casos por 100 mil habitantes, o que significa que mesmo bairros com população menor podem apresentar uma alta incidência. O boletim inclui um mapa ilustrativo para demonstrar a presença da dengue na cidade.

O boletim epidemiológico é uma ferramenta prevista no Plano de Contingência da Dengue, Zika e Chikungunya da SMS. A partir da semana epidemiológica 14, passou a ser publicado semanalmente, pois a SMS ativou o Nível 3 de Resposta do Plano devido à alta infestação de vetores, o aumento de casos acima do esperado e a ocorrência de óbito por dengue.

Em relação à infestação do vetor, o levantamento aponta um índice crítico, com uma infestação alta ou muito alta em 43 dos 46 bairros monitorados com armadilhas.

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br