O técnico da Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti, foi condenado pela Justiça da Espanha a um ano de prisão por fraude fiscal, após ser considerado culpado de não declarar impostos sobre rendimentos de direitos de imagem recebidos em 2014, durante sua primeira passagem pelo Real Madrid. O valor sonegado seria de 1.062.079 euros, o equivalente a cerca de R$ 6,6 milhões na cotação atual.
Além da pena de prisão, Ancelotti também foi condenado a pagar uma multa de 386 mil euros (aproximadamente R$ 2,5 milhões) ao fisco espanhol.
Apesar da condenação, o treinador italiano, de 65 anos, não deverá cumprir pena em regime fechado, já que, na Espanha, sentenças inferiores a dois anos por crimes não violentos e cometidos por réus primários geralmente são suspensas ou convertidas em outras medidas, como multas adicionais ou serviços comunitários.
Ancelotti se disse inocente
Durante o julgamento, realizado em abril — antes de sua confirmação como técnico da Seleção Brasileira — Ancelotti negou qualquer intenção de fraude.
“Eu só estava preocupado em receber o salário líquido de seis milhões por três anos, e nunca percebi que algo estava errado, nem recebi nenhuma notificação de que o Ministério Público estava me investigando”, declarou o treinador à Justiça espanhola.
Até o momento, Ancelotti e seus advogados não se manifestaram publicamente sobre a condenação.
Fisco espanhol segue implacável
O fisco espanhol tem atuado com firmeza contra fraudes fiscais de personalidades do esporte e do entretenimento. Diversos jogadores de futebol famosos já enfrentaram problemas semelhantes, entre eles Lionel Messi, que em 2016 foi condenado a 21 meses de prisão (pena posteriormente substituída por multa) por fraude fiscal, também relacionada a direitos de imagem.
A CBF ainda não se pronunciou oficialmente sobre possíveis impactos da condenação no trabalho de Ancelotti à frente da Seleção Brasileira. O italiano foi anunciado como técnico da Seleção para assumir o time após a Copa América de 2024, dentro do planejamento da entidade para o ciclo da Copa do Mundo de 2026.











