19.1 C
Rio Grande do Sul
sexta-feira, abril 26, 2024
HomeTurismoVitória das Missões recebe novo ponto turístico

Vitória das Missões recebe novo ponto turístico

Fonte: Patrick Siede | Grupo Sepé 

Vitória das Missões se prepara para ter uma grande atração: a estátua de Nossa Senhora dos Navegantes, que já está instalada na comunidade de Ressaca do Urubucaru, na barranca do rio Ijuí, a oito quilômetros da cidade. Com 12 metros de altura, a estátua em homenagem a Maria é uma iniciativa da Associação dos Amigos do rio Ijuí, com apoio do Governo Municipal de Vitória das Missões e da comunidade.

O investimento é superior a R$ 150 mil através de promoções junto à comunidade vitoriana. A área com cerca de 1,5 hectares está sendo adquirida pela prefeitura, que já projeta obras de infraestrutura no local, com o objetivo de atrair turistas e visitantes que buscam atrativos de cunho religioso e rural, bem como fomentar a geração de renda a partir do turismo. “Logo faremos todo um processo de infraestrutura na área. Está aberto o edital de chamamento público para contratação de arquitetos e universidades para apresentar um plano diretor daquela área para se desenvolver um grande projeto turístico, como também as áreas circunvizinhas estão sendo incentivadas para que a iniciativa privada invista na infraestrutura para atender aos turistas”, destacou o prefeito Cornélio Luís Grimm.

Aos pés da Santa, os turistas conseguem apreciar as belas paisagens de Vitória das Missões, predominando o rio Ijuí e suas matas. As planícies formam lavouras, conseguindo se ver as pequenas propriedades com sua produção colonial. Segundo o presidente da associação, Enio Carvalho, além do turismo religioso, aposta-se na potencialização de atividades aquáticas junto ao rio Ijuí. “Através da exploração do rio Ijuí, com atividades aquáticas como o passeio de barco e pescaria. No futuro teremos atendimento direto ao turista, que quando chegar em Vitória das Missões poderá passar o dia ou então acampar. É uma série de atividades turísticas que serão oferecidas”.

A expectativa da comunidade vitoriana é que essa iniciativa do Governo Municipal e Associação dos Amigos do rio Ijuí fomente a economia, gerando mais renda para quem vive da agricultura. Isso porque os pequenos produtores das propriedades que ficam à beira da estrada até a Santa já visam a atividade de comercialização de produtos coloniais aos turistas que já visitaram Maria. “Virão muitos turistas, então virão muitas mudanças para nós”, comentou o agricultor Marcelo Possebon.

A estátua foi construída pelo escultor Miguel Dapper e família, natural da cidade de Cândido Godói. A aposentada Celdina Harter, de 71 anos, que passou a residir na comunidade há cerca de cinco anos, conta que desde o momento que a Santa chegou ao local, todas as manhãs vai até a varanda da casa e dá um ‘bom dia’ para nossa senhora. “Ganhamos uma nova vizinha que nos protege. A gente nunca imaginou que isso poderia acontecer, é muito bom”.

O projeto foi planejado há cerca de um ano e, desde a instalação da imagem, a comunidade tem presenciado turistas na região, não somente aos finais de semana, mas também no decorrer. O que pode levar novos empreendimentos na área do turismo ao município, conforme avalia o produtor Luiz Sefstrom, de 59 anos, e sua família. “Esse novo ponto turístico valorizou a nossa comunidade e já estamos pensando em montar uma tenda para os turistas. Aos finais de semana estamos recebendo turistas direto”.

INAUGURAÇÃO

A estátua de 12 metros de Nossa Senhora dos Navegantes será inaugurada no domingo, 6 de novembro, com uma grande festa na comunidade de Urubucarú. “Estamos esperando um grande público, onde teremos uma recepção, missa, buffet servido, apresentações artísticas e música ao vivo”, convidou o prefeito Grimm. Os ingressos para o almoço estão sendo comercializados por R$ 40,00. Em Santo Ângelo a venda dos cartões ocorre na Baterias Buriti e Padaria Center Pão. Já em Vitória das Missões pode ser adquirido em qualquer estabelecimento comercial e em São Miguel das Missões no Posto Rigonatto.

PROGRAMAÇÃO

9h30min: Recepção

10h: Missa

12h: Almoço com buffet

Tarde dançante com Grupo Renovação

 
PESSOAS QUE VISITARAM O GAUDÉRIO NEWS

279852

 

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br