21.7 C
Rio Grande do Sul
sábado, abril 27, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -AGCO e John Deere suspendem produção de colheitadeiras em Santa Rosa e...

AGCO e John Deere suspendem produção de colheitadeiras em Santa Rosa e Horizontina, afetando 1,47 mil trabalhadores

Medida visa readequação à demanda de mercado, garantindo salários e direitos dos funcionários durante período de layoff.

A produção de colheitadeiras nas fábricas de Santa Rosa e Horizontina foi temporariamente suspensa a partir desta segunda-feira (25/03) pela AGCO e pela John Deere. Esta medida afeta aproximadamente 1,47 mil funcionários, dos quais 1,1 mil estão na John Deere e entre 350 e 370 na AGCO, conforme relatos do GZH.

As empresas explicaram que essa decisão foi resultado de uma análise minuciosa das condições de mercado, com o objetivo de alinhar a produção à demanda atual e, ao mesmo tempo, preservar os postos de trabalho.

O chamado layoff, que é uma suspensão temporária do contrato de trabalho, será aplicado, garantindo que os funcionários continuem recebendo seus salários. Parte desse pagamento será coberta pelo governo federal por meio do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), enquanto a outra parte será responsabilidade da empresa. Assim, os direitos trabalhistas, como férias e 13º salário, não serão prejudicados.

Essa suspensão está programada para durar no mínimo dois meses, podendo ser estendida por até cinco meses, se necessário.

Em comunicado, a AGCO destacou que a suspensão visa adequar a produção à demanda de mercado atual, reconhecendo os desafios enfrentados e enfatizando que todas as medidas adotadas estão em conformidade com as melhores práticas de gestão. A empresa ressalta a importância dos colaboradores para seu funcionamento e para o desenvolvimento agrícola e econômico do país.

Por sua vez, a John Deere também confirmou, por meio de nota, o início das “férias coletivas” na segunda-feira e anunciou que oferecerá um complemento salarial para manter os funcionários recebendo 100% de seus salários durante esse período, além da bolsa de qualificação fornecida pelo governo.

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br