24.1 C
Rio Grande do Sul
sexta-feira, abril 26, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Brasileiros adotam visão pessimista sobre economia enquanto avaliação do governo Lula declina...

Brasileiros adotam visão pessimista sobre economia enquanto avaliação do governo Lula declina em 2024

Pesquisas recentes revelam aumento do pessimismo econômico e queda na popularidade do ex-presidente, marcando um novo cenário político e social no Brasil

Os dados mais recentes da pesquisa conduzida pelo Datafolha e divulgada na segunda-feira, 25 de março, revelam um quadro de pessimismo entre os brasileiros em relação à economia do país.

Conforme os resultados, 41% dos entrevistados expressaram a percepção de que a situação econômica piorou nos últimos meses, em contraposição aos 28% que identificaram melhorias.

Este é um marco significativo, marcando a primeira vez em que o “pessimismo” superou o “otimismo” desde o início das medições.

Em comparação com a pesquisa anterior, conduzida em dezembro, onde o pessimismo estava em 35% e o otimismo em 33%, houve uma alteração que se mantém dentro da margem de erro de dois pontos percentuais para cima ou para baixo, indicando um empate técnico.

Além disso, o Datafolha também investigou as expectativas para o futuro econômico do país.

Neste contexto, a proporção daqueles que preveem um avanço nos próximos meses caiu de 47% para 39% desde dezembro, embora ainda permaneça superior à proporção daqueles que esperam uma deterioração, que aumentou de 22% para 27%.

Aspectos específicos da economia, como inflação e desemprego, também estão contribuindo para o aumento do pessimismo entre os brasileiros.

Precisamente 60% dos entrevistados preveem um agravamento da inflação, em comparação com os 51% registrados em dezembro. Quanto ao desemprego, as expectativas de aumento subiram de 39% para 46%.

Avaliação do governo Lula em declínio em 2024 Uma pesquisa divulgada pela Atlas Intel nesta quinta-feira, 7 de março, revelou uma queda na avaliação do governo Lula em todas as áreas em 2024.

Segundo o instituto, a imagem negativa de Lula superou numericamente sua imagem positiva pela primeira vez desde agosto de 2022, sendo considerada como uma âncora de sustentação da aprovação governamental.

Atualmente, 49% dos entrevistados têm uma visão negativa de Lula, em comparação com os 47% que têm uma visão positiva. Esses números representam uma inversão em relação a janeiro, quando a visão positiva era de 53% e a negativa de 45%.

O CEO da Atlas Intel, Andrei Roman, enfatizou que o resultado mais significativo da pesquisa foi a mudança na percepção: “Tradicionalmente, a popularidade pessoal de Lula era crucial para a aprovação de seus governos. Pela primeira vez, o governo passa a ter uma percepção de desempenho superior à do presidente”.

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br