30.1 C
Rio Grande do Sul
quarta-feira, maio 8, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Desarticulado grupo que vendia armas para facções em Porto Alegre e região...

Desarticulado grupo que vendia armas para facções em Porto Alegre e região Metropolitana

Policiais do Denarc apreenderam armas de grosso calibre e prenderam esposa de líder do bando    |    Com informações -  Marcel Horowitz

Policiais civis do Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) deflagraram nesta terça-feira a Operação Moratorium, visando desmantelar uma associação criminosa operante em Gravataí, na região Metropolitana, especializada na comercialização ilegal de armas. Após uma investigação de seis meses, 50 agentes cumpriram sete mandados de busca e apreensão, resultando na prisão preventiva da esposa de um detento, apontado como líder do grupo. Outro homem foi detido em flagrante. Os criminosos têm supostas conexões com uma facção originada no Vale do Sinos.

De acordo com o delegado Gabriel Borges, titular da 3ª Delegacia de Investigação do Narcotráfico, as investigações começaram após a detenção, em flagrante, de uma mulher de 50 anos, em 28 de março, por venda ilegal de armas em Gravataí. Ela estaria intermediando negociações entre facções da zona Norte de Porto Alegre e da região Metropolitana. Na ocasião, três pistolas calibre 9 milímetros, carregadores, munições e um drone foram apreendidos junto com a suspeita.

“A investigação revelou um intenso comércio de armas de fogo, incluindo a venda de armamentos de guerra. Além disso, o grupo está envolvido na comercialização de entorpecentes em Porto Alegre, região Metropolitana e litoral”, declarou o delegado. “Com o aprofundamento das investigações, identificou-se que um detento coordena as atividades no sistema carcerário. Esse indivíduo negocia as armas e orienta os membros em liberdade para realizar entregas e coletar pagamentos.”

Borges acrescentou que o grupo, além do tráfico de armas e drogas, pratica agiotagem com juros exorbitantes, utilizando ameaças para cobrar devedores. Para reforçar essas ameaças, são falsificados mandados de prisão e utilizadas assinaturas de delegados para intimidar as vítimas.

Durante as operações de busca em Gravataí, os policiais descobriram um arsenal pertencente ao grupo criminoso, culminando na prisão em flagrante de um homem. Foram apreendidos três fuzis, incluindo um AK-47 e um Colt de edição limitada, três metralhadoras furtadas de uma loja de armas, uma espingarda e seis pistolas. Também foram confiscados dezenas de carregadores e centenas de munições de vários calibres, incluindo rifle e fuzil .762 e .556.

O líder do bando é um detento que opera o esquema de dentro da Penitenciária Modulada Estadual de Montenegro. Sua esposa, desempenhando papel crucial na venda de armas e drogas, foi presa preventivamente durante a operação.


Conheça nosso canal no Youtube
Faça parte da nossa Fã-page no Facebook
Curta nosso Instagram
FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM CLIQUE AQUI


VOCÊ É 100295937ª PESSOA QUE VISITOU O GAUDÉRIO NEWS.
MUITO OBRIGADO.
VOLTE SEMPRE QUE QUISER SE MANTER BEM INFORMADO.
Gaudério News – Integrante da UPOR, União dos Portais On Line Regional e do Grupo de Portais de Notícias Independentes do RS

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br