15.1 C
Rio Grande do Sul
sexta-feira, maio 3, 2024
HomeBrasil&MundoJustiça Eleitoral determina retirada de publicação de Boulos sobre pesquisa e proíbe...

Justiça Eleitoral determina retirada de publicação de Boulos sobre pesquisa e proíbe novas postagens

Decisão liminar ordena remoção de conteúdo nas redes sociais do deputado após manipulação de dados e omissão de resultados de Tabata Amaral

A Justiça Eleitoral determinou, em uma decisão liminar emitida nesta quarta-feira (6), que o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) remova de suas redes sociais uma postagem referente à pesquisa Real Time Big Data e abstenha-se de fazer novas publicações sobre o levantamento até que haja uma nova decisão judicial.

As medidas foram tomadas em resposta a duas ações apresentadas pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB) e pela deputada federal Tabata Amaral (PSB), ambos pré-candidatos à Prefeitura de São Paulo, assim como Boulos.

A equipe de comunicação do deputado do PSOL optou por não comentar sobre o assunto. A postagem em questão já foi retirada dos perfis de Boulos no Facebook e no Instagram.

O juiz Antonio Maria Patiño Zorz afirmou que as publicações de Boulos omitiram os resultados obtidos por Tabata, distorceram os dados da pesquisa referentes aos cenários eleitorais testados e manipularam os tamanhos das colunas no gráfico apresentado, alterando as porcentagens para números diferentes dos reais.

A pesquisa, divulgada na segunda-feira (4), aponta que Boulos lidera com 34% dos votos, seguido por Nunes, com 29%, e Tabata, com 10%, na pesquisa estimulada. A margem de erro é de três pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%, baseado em 2 mil entrevistas realizadas entre os dias 1º e 2 de março.

Boulos inicialmente compartilhou um gráfico afirmando que liderava a disputa contra qualquer candidato, misturando os três cenários da pesquisa em uma única imagem. Em uma segunda postagem, a imagem foi modificada para afirmar que o pré-candidato do PSOL venceria qualquer um dos cenários.

O juiz destacou que Boulos não informou o nível de confiança da pesquisa, como exigido pela Lei das Eleições.

Nunes e Boulos buscam polarizar a eleição em São Paulo. O prefeito conta com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro, enquanto Boulos é apoiado por Luiz Inácio Lula da Silva.

Tabata busca se posicionar como uma alternativa aos dois polos, apesar de pertencer ao PSB, partido que apoia Lula em Brasília. Em um vídeo publicado no Instagram, Tabata questionou as ações de Boulos, destacando a retirada de seu nome e a apresentação de uma realidade distorcida.

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br