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quinta-feira, maio 9, 2024
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Programa formará professores para a rede pública de educação básica do RS

O objetivo é também estimular um ensino cada vez mais qualificado e alinhado com os desafios do mundo atual      |   O Sul 

O programa “Professor do Amanhã” no Rio Grande do Sul tem como foco a formação de docentes para atuarem na educação básica da rede pública. O programa oferecerá até mil bolsas a instituições comunitárias de ensino superior (ICEs) para cursos de licenciatura em áreas estratégicas.

O projeto de lei que cria o programa foi enviado pelo governo do Estado à Assembleia Legislativa e será avaliado pelos parlamentares em breve. O programa fornecerá R$ 800 mensais aos alunos como bolsa de permanência nos estudos e mais R$ 800 mensais à ICE como taxa acadêmica correspondente àquela vaga. As bolsas terão duração de quatro anos, a partir de 2024.

O programa tem como objetivo abordar a escassez de mão de obra docente, especialmente na educação básica da rede pública. Além disso, visa estimular um ensino de qualidade alinhado com os desafios do mundo atual. As ICEs devem apresentar propostas de formação de professores de acordo com as áreas prioritárias definidas pelo governo estadual.

A previsão é que, se o projeto for aprovado, o edital seja aberto ainda em 2023. O programa se alinha a um dos principais pilares do plano de governo atual, que é a educação.

As áreas estratégicas para a formação de docentes devem incluir letras, matemática, biologia, história e geografia. Será lançado um edital para selecionar propostas de ICEs sediadas no Estado e distribuir as mil vagas entre elas. Os cursos de graduação participantes devem ser presenciais, com carga horária mínima de 3.200 horas, e devem ter nota mínima no Conceito Preliminar de Curso (CPC) do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Os alunos interessados nas bolsas devem atender a critérios como ter cursado o ensino médio completo em escolas da rede pública ou como bolsista integral em instituições privadas. Também devem ter participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) do ano anterior e obtido média mínima de 400 pontos.

Os beneficiários do programa deverão realizar estágio obrigatório em escolas públicas e, após a graduação, exercer ao menos 1.920 horas de atividades docentes na rede pública estadual. O programa será coordenado pelo Gabinete do Vice-Governador e executado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia.

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