29.1 C
Rio Grande do Sul
sexta-feira, abril 26, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Sinais de alerta: como identificar um relacionamento tóxico

Sinais de alerta: como identificar um relacionamento tóxico

Relacionamentos são complexos, e nem sempre (quase nunca) fáceis. Mas, quando se tornam prejudiciais à saúde mental e emocional de alguém, estamos diante de um relacionamento tóxico. Reconhecer sinais de alerta é fundamental para sair de um ciclo destrutivo e buscar um relacionamento saudável.

Em primeiro lugar, a pessoa tóxica terá comportamento excessivamente controlador. Vai tentar controlar os passos da outra pessoa com quem tem algum tipo de relação, principalmente amorosa: roupas, amigos e até mesmo opiniões censuradas são um sinal de alerta. Ciúmes excessivos e possessividade também são características de um relacionamento tóxico.

Outro motivo para ligar o botão vermelho são brigas frequentes, falta de diálogo construtivo e comunicação passivo-agressiva. O relacionamento vai se caracterizar por uma comunicação deficiente que pode prejudicar a um ou ambos os envolvidos, seja ao relacionamento amoroso, uma amizade, na família ou no trabalho.

Ainda, um sinal marcante de uma relação maléfica é a falta de respeito: desvalorização, humilhação, xingamentos e até mesmo violência física (além da psicológica) podem tornar um relacionamento tóxico e perigoso. Essa falta de consideração pode resultar no hábito que a pessoa tóxica costuma ter de incutir culpa, fazer chantagem emocional e criar jogos mentais“, como formas de manipulação. O que leva à perda de autoestima e de confiança da pessoa atingida.

Por outro lado, um relacionamento abusivo e intoxicante muitas vezes apresenta isolamento emocional de uma ou ambas as pessoas envolvidas. Quase sempre, o ente realmente tóxico tenta afastar o outro de seus amigos e familiares. Além disso, provoca sentimentos negativos como medo, ansiedade, tristeza, remorso e insegurança, sinais de que algo está errado.

Lembrando que, muitas vezes, a vítima da pessoa tóxica poderá tender a negar o problema para si mesma, não admitindo que está em uma relacionamento prejudicial nem reconhecendo os danos que já sofreu. “Passar panos quentes”, por carência ou receio.

Você sente algumas das coisas descritas acima?

Conhece alguém que o(a) fez ou faz se sentir assim? Ou quem sabe você esteja, ainda que sem perceber, tornando um relacionamento abusivo e repleto de manipulações, mentiras e sofrimento. Vigie-se, e vigie suas relações.

Caso se identifique com alguns dos sinais de alerta do relacionamento tóxico, pode ser que você vá precisar de um(a) profissional psicólogo(a) ou psiquiatra. Não sinta vergonha, não espere chegar ao fundo do poço. Se possível, busque ainda uma rede de amparo confiável – que nem sempre é composta por família ou amigos, mas pode ser um grupo de apoio com pessoas que sofrem do mesmo mal. Há várias ONGs e voluntários por aí.

O segredo é se lembrar de que você merece um relacionamento saudável, baseado no respeito, na confiança, no amor e na comunicação honesta. Claro, nada que se aproxime dos contos de fadas, com príncipes e princesas irretocáveis. No entanto, de tempos em tempos, aconselho que você faça um balanço dos seus relacionamentos e reflita se está ao lado da(s) pessoa(s) certas, e o que fazer se se perceber vítima de alguém tóxico.

Feridas profundas demoram a curar, e podem exigir paciência, além de medidas drásticas como o afastamento de quem nos prejudica, e até intervenção policial (denuncie!) ou judicial. Disque 180 para denunciar, ou vá a uma delegacia.

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br